Cada um de nós tem uma chave para a sabedoria universal dentro de si. Abrindo o coração, entrando no silêncio, podemos aceder ao conhecimento que o vento murmura.

sexta-feira, 5 de fevereiro de 2010

Aceitar o nosso corpo

A meditação da quinta-feira passada, levou-nos a abrir-nos para a Mãe Terra, para poder sentir o ritmo do coração dela, sintonizar com a vibração dela.
Foi uma entrega à parte física da nossa existência, a aceitação completa da nossa corporalidade – incluindo das partes feridas, com dor, afectadas por doença física ou stress.
No nosso caminho espiritual, procuramos um alargamento da nossa consciência. Mas acontece muitas vezes que a nossa imaginação, projecta esse caminho “para cima”. Uma “escada para a iluminação” – e o caminhar começa a traduzir-se como o subir de degraus.
As grandes tradições remetem-nos no entanto para um caminho diferente: o caminho para dentro. A partir de uma atenção total e desprendida para com o nosso corpo, podemos aceder a um estado de tranquilidade em que podemos desapegar-nos dos nossos problemas.

Durante o momento de partilha, após a meditação, falou-se do confronto com a passagem do tempo através da consciência do corpo: de repente percebemos que já não somos jovens. Há situações de doença em que confrontamos com a vulnerabilidade física, há situações em que sentimos que a nossa resistência e capacidade de recuperação já não são o que eram. Como enfrentar a passagem do tempo com tranquilidade? Como assimilar que a nossa existência está marcada pela mudança contínua?
Aí confrontamos com várias questões ao mesmo tempo – por um lado a tendência da mente a oferecer resistência à mudança; por outro lado a ideia que existe um estado ideal para o nosso Ser ao qual ainda não chegamos ou pelo qual já passamos. Através dessas ilusões, a mente cria apego ao passado e ao futuro, e não chega a viver em pleno o momento, dando origem a inquietude…
Na quinta-feira da semana que vem (dia 11 de Fevereiro), vamos aprofundar estes temas, numa meditação dedicada à impermanência. Estão todos bem-vindos, o início é às 18h.

Sem comentários:

Enviar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...