Cada um de nós tem uma chave para a sabedoria universal dentro de si. Abrindo o coração, entrando no silêncio, podemos aceder ao conhecimento que o vento murmura.

domingo, 7 de março de 2010

Dia da Mulher - para recuperar o equilíbrio

 
Artwork by Artemis-Artist.com

Amanhã, dia 8 de Março, assinala-se o Dia Mundial da Mulher, pensado para chamar a nossa atenção para a desigualdade entre o homem e a mulher, que na realidade ainda existe.
Em muitas culturas, ela trabalha, educa os filhos, gera a casa, e não recebe reconhecimento em termos de remuneração monetária, nem é considerada membro de direito próprio da comunidade, nem tem direito de decisão sobre o seu corpo e a sua vida.
Entre nós, ocidentais, gostamos de pensar que temos noção da igualdade das mulheres. No entanto, ainda se verificam diferenças salariais, por exemplo, ou diferenças em termos representativas nos lugares chamados de poder.
É tentador dizer que é uma questão de mentalidade, que a educação corrigirá progressivamente, deixando que o tempo passa e os costumes mudam.

Se é uma questão de educação, na verdade temos uma responsabilidade grande em dar o exemplo à geração que está a crescer e que está no meio da formação da sua identidade como homem ou mulher.

Depende de nós, e do nosso entendimento da nossa própria identidade, se somos um exemplo de liberdade e igualdade - não só igualdade de géneros, mas igualdade entre pessoas.
Para isso é necessário sentir-mos a nós - não em comparação com os outros, não em concorrência, mas cada um pelo seu valor intrínsico.
Estamos todos juntos nisso - cada um é uma parte de um corpo maior: a humanidade. De mãos dadas, cada um é importante para que todos se sentem bem. Não interesse se é homem ou mulher - o importante é o reconhecimento de cada um para os seus próprios aspectos masculinos e femininos. Importante é o respeito e o equilíbrio entre o masculino e feminino que cada um consegue dentro de si próprio. Só assim podemos olhar para o outro e a outra, como igual - com a mesma atenção, o mesmo respeito que gostaríamos de receber.

A meditação de segunda-feira, dia 8 de Março, será dedicado à igualdade entre os nossos aspectos interiores masculinos e femininos - e como podemos unir no nosso corpo, na nossa mente e alma, esses extremos.

Estão todos bem-vindos, o início é às 19.30h na Associação Oficina da Comunicação, Largo Dr. Mário Chicó, 7, Évora.

Sem comentários:

Enviar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...