Cada um de nós tem uma chave para a sabedoria universal dentro de si. Abrindo o coração, entrando no silêncio, podemos aceder ao conhecimento que o vento murmura.

sábado, 4 de setembro de 2010

Não há caminho - mas há trabalho


A descoberta que  todos já SOMOS alguém, porque nascemos igual a nós próprios, podia ter como interpretação que não há trabalho a fazer. Mas há.
Pode não haver caminho a fazer no sentido literal da expressão - para chegar a algum lado - mas há trabalho. Porque já somos alguém, mas trazemos connosco as convenções que adoptamos para sentir-nos seguros. São comportamentos, maneiras de exprimir-nos nos pensamentos, estratégias que aplicamos, sistemas de defesa e protecção, todos aplicados para sentirmos úteis, fortes, amados. Da maioria dos nossos estrategemas nem sequer suspeitamos que são padrões impostos, porque acontecem através da parte subconsciente da nossa mente....
São maneiras de pensar e reagir que assentem a volta do nosso coração como pétalas de uma rosa fechada, que em botão não faz suspeitar a quantidade de camadas de pétalas se têm que abrir antes de se poder ver o coração da rosa.
Falo nisso, porque vejo, não so em mim próprio, mas em quem encontro também, que a nossa intenção de ser feliz, de amar e ser amado, pode ser seriamente perturbada e ameaçada pelo nosso próprio comportamento. Enquanto pensamos fazer bem, movido por motivos altruistas e o amor que brota no nosso coração, quantas vezes não estamos a utilizar pensamentos, reacções e estratégias alheios (induzidos pela educação, pela sociedade ou cultura, ou aprendidos através de experiências dolorosas), em vez de estarmos a usar a NOSSA força?

Para poder ter acesso a toda a força mental que tenho em potência, preciso de aprender pensar com os meus próprios pensamentos. Para poder assumir toda a força criativa e a condição divina de Ser Humano, preciso de poder ser verdadeira comigo próprio.
Aí reside todo o trabalho.
A natureza mostra como a flôr de lotus, que antes de se abrir, antes de destapar o coração, é beleza em potência, contém uma promessa de plenitude... enquanto aberto é beleza pura, plenitude, símbolo de pureza e realização espiritual....


Sem comentários:

Enviar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...