Cada um de nós tem uma chave para a sabedoria universal dentro de si. Abrindo o coração, entrando no silêncio, podemos aceder ao conhecimento que o vento murmura.

terça-feira, 15 de fevereiro de 2011

O Treino da Mente - Amor Incondicional

Falámos sobre o Oneness e sobre o Amor Incondicional, energia-base para a experiência da União.
O Amor Incondicional, ou Todo-Abrangente, é uma energia forte e poderosa - capaz de nos guiar pelos tempos mais difíceis.
É uma força disponível a qualquer momento - ao deixar que a nossa atenção se foca nela, podemos usar o potencial contido no Amor, para libertarmos das nossas limitações.
É necessário prática e focagem da nossa intenção para que a energia do Amor Incondicional se infiltra completamente na nossa experiência do dia-a-dia.
Para poder sentir Amor Incondicional temos que começar connosco próprios, porque sem amor-próprio não podemos conhecer a qualidade do Amor verdadeiro. Ao ter amor-próprio, permitimos que a sensação se gera dentro de nós, e a partir daí podemos partilhar com tudo e com todos à nossa volta!
(Veja aqui  o Dalai Lama falar sobre a importância do amor-próprio para desenvolver compaixão para com os outros.)

Há um princípio que é discutido na área da psicanálise, que diz que temos um Eu interior verdadeiro (inner true Self), que é demasiado vulnerável para expor, por isso cobrimos este Eu verdadeiro com uma máscara de um Eu falso. O Amor Incondicional provém da verdadeira natureza do Eu. "Loving Kindness" - Amor e Bondade, Compaixão. Tendo a sua origem na nossa verdadeira natureza, podemos considerar esta forma de afectividade como a mais real e verdadeira.
Vindo do nosso núcleo mais interior, e direccionado para o núcleo mais interior do outro, podemos chegar muito mais perto das pessoas, comunicando com elas de modo mais verdadeiro, honesto, e mais recompensador.
O significado do Amor Incondicional é isso mesmo - amar sem condições prévias, dando amor sem esperar nada de volta, nem sequer qualquer amor recíproco. Por isso o caminho pode ser difícil, mas é um caminho onde pode ser encontrada muita felicidade e realização. Não é algo que podemos esperar quando iniciamos o caminho - teremos que aceitar a faceta da incondicionalidade. Mas a experiência mostra que quanto mais emitimos a nossa amor, mais felicidade podemos experimentar.


Não se trata de amor romântico - o amor Incondicional não quer nada do outro, embora pode querer tudo para o outro. Não é sobre desejo ou posse - é sobre apreciação e preocupar-se com o bem-estar do outro. Embora o Amor Incondicional tem algo a ver com a condição de ser pais, muitos pais querem tanto de e para os seus filhos que a sua relação está muito longe de ser incondicional.
Em estudos  neurológicos recorrendo a MRI-scans, foram identificadas as áreas que estão envolvidas nas várias facetas do amor, e segundo um artigo no Público de ontem "Sabe-se hoje que existem 12 regiões do cérebro que são recrutadas quando pensamos na pessoa que amamos. Stephanie Ortigue, uma investigadora da Universidade de Siracusa, nos Estados Unidos, analisou com colegas a escassa bibliografia sobre a detecção destas regiões e verificou que existem diferenças quando se sente o amor de paixão, e quando se sente o amor incondicional e o amor maternal." (ver artigo completo)

A capacidade de sentir e emitir Amor Incondicional é algo que pode ser desenvolvido através do treino da mente.
Podemos desenvolver a nossa capacidade de amar tudo e todos, sem criar laços de apego, sem julgar o outro por quem é. Podemos habituar-nos a ter respeito e consideração para as pessoas que encontramos, tratando-as como iguais, nem superior nem inferior a nós próprios.
Podemos reflectir sobre a noção, que todos tem algures a mesma fonte de Amor Incondicional escondida dentro do seu coração. Podemos lembrar-nos sempre que mesmo se alguém tenha comportamentos, atitudes e acções discutíveis, por baixo disso há uma pessoa com uma natureza igual a nossa, pura em essência.
Podemos treinar o não-julgamento.

Podemos começar hoje.
Podemos começar hoje, sentindo perdão, uma maneira maravilhosa de libertar o passado e começar a amar incondicionalmente. Deixando o passado para trás, podemos libertar-nos das nossas limitações, e estar em paz com a vida.
Podemos começar hoje, meditando, sentindo a tranquilidade dentro do nosso coração, encontrando a nossa verdadeira natureza, luminosa e abundante em Amor. Meditando podemos treinar a mente a não julgar - e observar, com atenção plena, as emoções que ocorrem em nós, e nos outros.
Podemos começar hoje, ficando quietos nos momentos de confusão, de medo, ansiedade ou stress. Focando a atenção na respiração, o silêncio interior chegará e as respostas surgirão.
Podemos começar hoje, olhando para o espelho, vendo-nos como se fosse pela primeira vez e encaminhando para a nossa imagem o nosso Amor Incondicional. Se não reflectiste ainda sobre os teus sentimentos em relação a ti próprio - ao nível físico, mental, emocional e espiritual - podes começar hoje



Podemos começar hoje, abraçando alguém.

Sem comentários:

Enviar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...