Cada um de nós tem uma chave para a sabedoria universal dentro de si. Abrindo o coração, entrando no silêncio, podemos aceder ao conhecimento que o vento murmura.

sexta-feira, 27 de maio de 2011

Ho'oponopono

Hoʻoponopono (ho-o-pono-pono) é uma práctica ancestral Hawaiana, de limpeza energética de relações humanas - uma práctica para a reconciliação e perdão. Prácticas semelhantes são comuns nas ilhas do Pacífico Sul, tais como Samoa, Tahiti, Nova Zelândia. Tradicionalmente era aplicada por sacerdotes ou curandeiros, mas actualmente as orações do Hoʻoponopono são aplicadas por muitos que procuram clarificar as suas relações com outros ou limpar emoções negativas dentro de si próprio.
A base da oração Hoʻoponopono (ou mantra, se quiser) são 4 frases, pronunciadas após análise da discórdia e após ver as perspectivas das partes envolvidas.  Podem ser também aplicadas a nós próprias, quando notamos que tivemos pensamentos, atitudes ou gestos que prejudicam a nossa própria integridade...

 oração Ho'oponopono
A tradução: Eu lamento. Por favor, perdoa-me. Eu te amo. Agradeço-te. 

Tão simples, tão poderoso.

Desenvolver a capacidade de pedir perdão e perdoar, reflecta a nossa capacidade de sermos responsáveis para os nossos actos. Chamar a nós a responsabilidade para os nossos actos, é algo incrível, de tanto poder confere. É uma atitude enraizado no momento, no Aqui e Agora, acontece no nosso espírito, a partir do nosso potencial pleno.
Embora pode parecer que perdemos a nossa cara, admitindo os nossos erros e as nossas atitudes erróneas, não é preciso receio. O contrário é o caso: ganha-se credibilidade. Na minha experiência, é das coisas mais humildes, poderosas e criativas que alguma vez aprendi fazer. O que é preciso é aprender pedir perdão e perdoar, com toda a intenção! Não vale uma desculpa a partir de um sentimento de culpa ou como manobra de defesa pessoal...

Uma variante ao Ho'oponopono é esta mensagem de vídeo de um grupo chamado "Conscious Men". O que eles procuram, é o perdão, ao nível das relações entre homens e mulheres...Uma mensagem forte, que ajuda limpar mágoas antigas... originadas por haver desrespeito, falta de amor, abuso... e que muitas mulheres trazem dentro de si, de uma forma ou outra.
Mesmo se os homens não foram pessoalmente responsáveis pelos actos contra as mulheres, eles trazem  consigo parte deste karma colectivo. Parece que é altura de encarar este karma e re-estabelecer o equilibrio, valorizando o respeito mútuo e o amor todo-abrangente.

2 comentários:

  1. Tenho analisado o ho'oponopono, tanto intra como intepessoal. Parecem ser super eficientes. Como sou um homem de oração, há 16 anos, orando por pessoas em grupos cristãos vejo a grande sabedoria que um povo simples aprendeu diretamente de Deus. Até conhecem o Deus Trindade, embora falem em Pai, Mãe e Filho e não Pai, Espírito Santo e Filho.

    Mas, as revelações de Cristo ou os fundamentos do crisitanismo foram transcrições de passagens de Cristo entre os apóstolos e sua Mãe e por isto, livros escritos, conhecimentos escritos, porém, sem práticas de orações ou de convivências para solução de problemas de maneira clara.
    Mas, no cristianismo podemos encontra pistas de identidade entre ho'oponopono e os ensinamentos de Jesus.
    1. O lavapés foi uma demonstração bem prática sobre o amor e a humildade. Lembra-nos de que devemos de realizar tarefas e servir nossos irmãos em tarefas humildes inclusive, o que significa amor e humildade. Assim a convivência numa família neste padrão não criariam ressentimentos, ira, desconfianças, traumas e doenças físicas que em geral ocorrem quando não há trocas de favores e interêsses mútuos sem interêsses pessoais.
    Depois do lavapés Jesus, conforme relata São Joaõ, passou-nos o conhecimento do que seja o amor.
    2. Jesus fala da videira, a imagem de um ser natural vegetal aplicado ao humano. Lembra também São Francisco de Assis que se referia até aos objetos inanimados chamando-os de irmãos.
    Assim vejo a figura de todos os membros de uma família com as mãos dadas, até com os pais e avós e até empregados mais antigos também como nas sessões de ho'oponopono huna, ou seja, as reuniões interpessoais.
    Pois bem, Jesus diz que devemos estar unidos entre nós e nós com Ele. Também aqui vale lembrar o interêsse do processo ho'o em auto-aperfeiçoamento, ou purificação em Deus.

    Jesus continua falando nos demais capítulos, através de São João sobre o amor e que agora desenvolvo um pouco diferente do que o padre Marcelo. Focalizo os diferentes padrões de amor que Jesus aborda:

    a) Amar-nos mutuamente.
    b) Amarmo-nos como a nós mesmos.
    c) Amarmo-nos como Jesus nos ama.
    d) Amar os nossos inimigos.
    e) Amarmo-nos como Jesus ama o Pai e vice-versa, e amarmo-nos todos nós com o Pai, o Filho e o Espírito Santo numa comunhão profundíssima.
    f) Amarmo-nos a ponto de dar a própria vida por alguém, por qualquer pessoa.

    Lembro depois no capítulo 17 no versículo 22 e seguintes quando então Jesus diz-nos que temos que viver em UNIÃO PERFEITA. E lendo a seguir nos Atos vemos as descrições de como os cristãos viviam PARTILHANDO tudo.

    Depois me lembro que Jesus na única oração que fez ao Pai falaou-nos da importância de dar e pedir o perdão porque senão o Pai não nos perdoará.
    E finalmente, Jesus considerou o nosso inimigo mais importante do que Ele próprio quando diz que temos que resolver todos os nossos ressentimentos com nossos inimigos ou desafetos e deixar a oferta que levávamos a Ele. E depois sim, voltar a Ele com a oferta.

    Então, só podemos ir a Deus depois de solucionar nossos problemas todos com os nossos irmãos.

    EM RESUMO ACHO QUE O HO'OPONOPONO É UMA PRÁTICA DE TUDO ISTO.

    ResponderEliminar
  2. Agradeço o comentário... é bem verdade que além de ler sobre o amor, precisamos de practicar o amor. Precisamos de unir-nos aos nossos irmãos, para poder chegar a Deus. Ho'oponopono é tudo isso:ensina-nos saber dizer: amo-te, ensina-nos saber dizer: perdoo-te, lembra que precisamos saber pedir perdão...e acima de tudo,que é precioso conhecer a sensação de gratidão e exprimir-lo perante os nossos próximos.

    ResponderEliminar

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...