Cada um de nós tem uma chave para a sabedoria universal dentro de si. Abrindo o coração, entrando no silêncio, podemos aceder ao conhecimento que o vento murmura.

quarta-feira, 18 de maio de 2011

Wild Boar Medicine - o poder do Javali

Para o meu amigo que teve um encontro inesperado com um javali, transcrevo esta história, tal como contada pelos Nativos Norte-Americanos:
Embora o guerreiro estava habituado ao calor abafado da sua terra junto à delta do rio, ele estava a tremer como sentisse um corrente de ar frio. O Concelho de Anciãos tinha-o apanhado a contar uma mentira. O castigo para esta ofensa era ser banido da tribo. A fim de restaurar a sua honra entre o Povo, ele tinha que encarar o Javali, sendo uma faca a sua única arma. Se falhasse, morria, dilacerado pelas presas devastadoras da besta com os olhos ardentes. Esta perspectiva encheu-o de pavor.
Então o espírito do Javali apareceu num sonho; estava enfurecido que o jovem tinha quebrado os seus votos de guerreiro, mentindo. E disse que tinha que encarar e conquistar primeiro a besta auto-importante e traiçoeiro em si próprio, se estava com esperanças de ganhar o combate. O jovem guerreiro fez o voto de honrar a verdade a partir daquele momento; encarou o Javali neste dia e matou o animal. O guerreiro levou a presa do seu adversário para se lembrar ao longo da vida, para sempre se confrontar as fraquezas dentro de si mesmo.

O poder do Javali ensina-nos de nos confrontar com as fraquezas humanas e transformá-las em força. O espírito humano é capacitado, através da vontade do Javali de encarar os medos, os desafios que se apresentam, e as circunstâncias desconfortáveis. Corajosamente de pé e de cabeça erguida, sem fugir das situações que a vida apresenta, Javali é um verdadeiro poder.

O aparecimento do Javali significa uma alerta: é pedido de confrontar algo ou alguém que tenhas estado a evitar. Abraça a tua natureza de guerreiro para encontrar a coragem de enfrentar os teus medos. Ou talvez estás a ser desafiado para confrontar-te com uma fraqueza pessoal, ou um desafio profissional? Confronte os teus sentimentos, e pare de evitar o inevitável. Javali insiste que estejas presente e com atenção plena em tudo o que acontece e porquê. Javali vem para te lembrar que dentro de ti já existe a coragem que necessitas, basta lembrar onde a guardaste... Metade do confronto é ganho pela vontade de reconhecer e aceitar a verdade inteiro, em todos os momentos. (Jamie Sams, medicine cards)

2 comentários:

  1. Olá!
    aqui veio uma confirmação...
    Já agora onde conseguiste arranjar as cartas do Jamie Sams?
    Beijo

    ResponderEliminar
  2. aqui em portugal não sei dizer onde podemser adquiridas, mas concerteza encontrarás na internet, talvez na amazon...

    ResponderEliminar

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...