Cada um de nós tem uma chave para a sabedoria universal dentro de si. Abrindo o coração, entrando no silêncio, podemos aceder ao conhecimento que o vento murmura.

quarta-feira, 15 de junho de 2011

A natureza do fogo

Hoje é noite de Lua Cheia.... uma noite especial, porque a Lua vai nascer eclipsada... uma boa altura para escrever sobre a força do Fogo.
Nasci sob o signo do Leão, num ano que a tradição chinesa identifica como sendo de Dragão. Signos de fogo - para complementar o quadro tenho ainda o ascendente num signo de fogo, e também a Lua. Muito fogo que sempre me fez interrogar-me porquê. Qual o significado - qual o desafio que isso me coloca?
Por isso, tenho contemplado bastante sobre a natureza do fogo...
O Fogo pode oferecer calor, luz, conforto. Símbolo da paixão que arde no peito, é também símbolo de fúria, ímpeto e arrebatamento.
Tranformation (mandala by Rietske van Raay
O Fogo é um elemento cheio de movimento, alegria, expansão, actividade, paixão êxtase e felicidade. Entusiasmo, desejo, amor e sorrisos estão todos associados ao elemento Fogo que encontra o seu centro no nosso coração.
O Fogo pode ser também destruidor - se arder descontroladamente, como se fosso para se propagar a si própria, consumindo o que está ao seu redor. Queimando a quem se aproxima, destrói e reduz a cinzas practicamente tudo.

Mas a transformação que o fogo proporciona pode ser bem mais suave. Pode ser benigna e misericordiosa. Podemos oferecer ao fogo as nossas emoções, padrões e pensamentos do passado que perderam a sua vitalidade e que resultaram em peso e sofrimento. As chamas de compaixão na fogueira do nosso coração podem transformar este peso em Luz e calor humano que irradia para todos os lados....enquanto toda a energia que não se pode ou quer transformar, cai como cinza para a Terra... onde será transformada em fertilizante para que nova vida nasce e cresce.

O fogo não é tão absoluto que às vezes parece... somos continuamente desafiados para estabelecer um equilíbrio entre os extremos - e no mandala que aqui se reproduz, encontramos esta junção / união, a procura do Oneness.
A imagem surgiu numa meditação e simboliza a transformação contínua da Vida, em que o fogo pode também ter forma de água ou a água forma de chama. Fogo que flui e que eleve; água que transforme e faz erguer... a junção entre o leão do fogo na forma masculina e o dragão do fogo em forma feminina...Uma transformação continua em que toda a energia que É pode existir - equilibrando os opostos, juntando num só, não existe destruição, nem necessidade de protecção- só existe transformação e transmutação.
Parece que o desafio do Fogo é abrir mão do seu absolutismo, descer do trono, e oferecer as suas qualidades para servir o Grande Conjunto. E isso, para um Leão, também pode parecer uma contradicção. ;)

2 comentários:

  1. Encontrei no seu Blog um lugar cheio de Boas Vibrações!!!PARABÉNS!!!

    Muita Luz!!!

    ResponderEliminar
  2. obrigada pelas suas simpáticas palavras! Paz e saúde ♥

    ResponderEliminar

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...