Cada um de nós tem uma chave para a sabedoria universal dentro de si. Abrindo o coração, entrando no silêncio, podemos aceder ao conhecimento que o vento murmura.

sexta-feira, 12 de agosto de 2011

Lua Cheia de Agosto: Leão vs Aquário


Vivendo em tempos de grandes mudanças, sabemos desde há anos que estamos a assistir à passagem da Era dos Peixes para a Era do Aquário. Isso não diz respeito unicamente ao planeta Terra, mas refere-se à passagem do nosso sistema solar como um todo pelo Zodíaco, num período de ca. 26.000 anos. Estamos na entrada de um períoodo de cerca 2160 anos em que o espírito do Aquário se vai revelar, em todas as pessoas, mas também na Humanidade no seu conjunto. Mas antes de poder chegar aí, é inevitável que chegaremos a um ponto de crise - uma crise de consciência que cada um pessoalmente terá que passar, ao nível necessário e adequado para o momento, em conformidade com os objectivos da vida e o nível de desenvolvimento da consciência de cada um.
Gradualmente, havemos de chegar à Harmonia através do Conflicto - e os valores universais do signo do Aquário formarão os princípios de base mais importantes e o fio condutor das nossos vidase. Os valores universais que hão-de reger a nossa consciência surgem a partir da ligação directa e consciente com a Alma. São valores como o amor, a verdade, a justiça, a liberdade, a síntese, a compaxão, sensibilidade espiritual, actividade espontânea, prazer e o servir.
Desde o século 17 começou a fluír para a Terra a energia do Aquário, e tem havido uma influência crescente na nossa atitude interior. O sentimento de separação dos outros e do Conjunto, da Criação como um Todo, diminuirá. O espírito de Fraternidade verdadeira será activo na humanidade, vamos poder reconhecer os outros como iguais. É a minha convicção que nascerá uma sociedade em que três valores maiores e cruciais serão honrados: Liberdade, Igualdade, Fraternidade...!

Hoje estamos na véspera de Lua Cheia. O Sol está em Leão, e haverá uma polaridade com o signo oposto de Aquário. Leão representa a consciência individual - Aquário representa a consciência de grupo. A interacção parece ser mais forte e intensa do que nunca (embora não podemos verificar pessoalmente, ensinamentos esotéricos, nomeadamente vindo de A.Bailey/o Tibetano, garantem que sim). Estamos na sala de espera para a Nova Era - estamos a preparar a Harmonia através do Conflicto.

O signo de Leão traz consigo a vibração da individualidade, um auto-consciência pura. O signo complementar, Aquário, exprime por seu lado a conciência universal, a pura consciência de grupo. O que se quer dizer é que em Aquário, todos os seres humanos podem vir a ser igual a sí próprio, auténtico e puro - e através da integridade pessoal disponibilizará, num maneira natural e as suas qualidades e os seus talentos ao serviço de todos e do Conjunto.

Parece natural que as duas forças opostas provocam situações de crise:
Leão, auto-consciente e individual, aprende perspectivar os interesses da personalidade (o nosso pequeno Eu) e disponibilizar os mesmos em benefício do Conjunto, e aprende empenhar-se nesse serviço. O Ego (o Eu-inferior) vai contrariando esse fim até exaustão, até se render aos objectivos mais elevados da sua Alma. O conflicto actual intenso que vemos ter lugar em pessoas, sociedades, governos, organizações e entidades, gera conhecimentos e percepções profundos, mudanças de mentalidades e consciências. Todo em conjunto não pode senão levar a uma mudança. E estamos assistir a um processo que está a chegar ao auge...

O signo de Leão desenvolve através da personalidade, a força de estar nos seus próprios pés, de atingir autenticidade e autonomia, para poder lidar - a si próprio e aos outros. Uma designação que espera a todos os seres humanos: de se conhecer a si próprio através da verdadeira auto-consciência - e é Leão que influencia este processo maioritariamente.

As energias que fluem para nós vindo do signo do Leão, encontram o caminho mais livre durante o período de Lua Cheia. Elas trazem para o nosso benefício a qualidade da auto-consciência, e estimulam o ser humano no sentido de entender e aceitar liderança, vindo da sua Alma, para que encontram a sua autonomia, auto-consciência e sensibilidade espiritual. A Lua em Aquário estimula a vontade de servir, e pede uma reflexão de como transformar a consciência e sensibilidade individual de modo que possa, naturalmente, servir o Conjunto. 


Sem comentários:

Enviar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...