Cada um de nós tem uma chave para a sabedoria universal dentro de si. Abrindo o coração, entrando no silêncio, podemos aceder ao conhecimento que o vento murmura.

quarta-feira, 28 de setembro de 2011

A vida como ensinamento

Como podemos ver a vida como um ensinamento em si?
Deixando que o mundo fala connosco. Ouvindo o mundo. Olhando para o espelho dos fenómenos que nos rodeiam.
É um ensinamento gratuito - acontecendo continuamente à nossa volta. Olhando para o que acontece à nossa volta, vendo o que é a vida.... às vezes felizes, às vezes triste, às vezes oscilando entre os dois sem saber bem para onde ir... impermanente.
Olhando à nossa volta, podemos começar a meditar sobre o que é que vê e quem interprete: a tua percepção às vezes é atraída por um acontecimento, outras vezes sente aversão de ver, às vezes não faz diferença o que está a ver.
Observando estes processos, podemos entender a verdadeira natureza do SER.
Um espaço transparente onde tudo pode acontecer. E acontece.
Um espaço para observar tudo que acontece, sem julgar - sem formar opinião sobre o observado ou sobre o observador.
walking meditation


Para que isso acontece, precisamos de aprender como ver o que há. Ultrapassar a imagem da superficie, deixando passar a interpretação e não alimentando as emoções que surgem.  Precisamos de aprender ser como um espelho - devolvendo a imagem que a vida provocou em ti... sem deixar que a nossa natureza de compaixão e calor intrínseco seja afectada ou alterada. Permitindo que o nosso próprio amor e bondade continuam existir e emanar, acompanhando a imagem que reflectimos...


O que a vida nos ensina, é que sendo, deixamos de estar sujeito às oscilações externas: o sofrimento dos outros comove, mas não precisa pesar; as emoções dos outros tocam, mas não somos obrigados a ficar afectados ou alterados; as "más energias" são vistas, entendidas, reflectidas... Não ficamos com nada que não é nossa... aprendemos a não absorver, nem nos apegar à energia que existe fora de nós.

Sem comentários:

Enviar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...