Cada um de nós tem uma chave para a sabedoria universal dentro de si. Abrindo o coração, entrando no silêncio, podemos aceder ao conhecimento que o vento murmura.

segunda-feira, 5 de dezembro de 2011

Lua Cheia em Sagitário - Eclipse lunar

A próxima Lua Cheia terá lugar no Sábado, 10 de Dezembro, às 14.37h, hora que neste dia também marca um eclipse total da Lua. O eclipse será visível em Austrália, Nova Zelândia, Asia Central e Oriental, Alaska...mas não em Portugal. Mas ao nascer da Lua, às 17.18h, e se o tempo nos permite, vamos poder ainda observar os efeitos do eclipse. A Lua estará mais perto do horizonte, tendo uma aparência maior do que normal. E o efeito do eclipse pode ser que aparece laranja, vermelho, ou até púrpura!
Podes ver mais informação neste vídeo.

A lua cheia de 10 de Dezembro será a décima terceira Lua do ano 2011, e a última antes do Solstício. Nesta altura do ano, o tema para as meditações é a libertação: libertação de tudo que limita, que prende, e criar disponibilidade para o ilimitado, tudo que permite crescimento.
A natureza permite que partes dela morrem para purificar a terra e torná-la de novo fértil para o próximo ciclo. O fulcral nisso é desapegar-nos da colheita do ano passado, e deixar que tudo de bom que resultou do ciclo passado,  se transforma em potencial para o ano que vem. Um período de voltar para dentro, de descanso e retiro, necessário para recarregar energias..
O Sol encontra-se no signo de Sagitário, que traz até nós as forças e energias que  precisamos para poder focar a nossa atenção, aspirações e intenções num só ponto. Sentindo a vontade e a necessidade de voltarmos para dentro, para o nosso círculo restrito onde sentimos conforto, segurança e amor, surge a tendência de ocupar-nos com assuntos espirituais e os nossos ideais. Sagitário estimula a focagem em novos objectivos, mais elevados, mais espirituais, mostrando-nos um só objectivo - a que podemos chamar a nossa aspiração e direcção. A Aspiração está ligado ao nosso crescimento em termos de personalidade, nesta incarnação física. Procuramos mais Luz e entendimento - seja através da ambição, seja através da intuição...
O outro aspecto, o direccionar, é o objectivo da Alma e fala de uma focagem num ponto interior, através da concentração.
O Sagitário procura uma forma de equilíbrio, porque como qualquer bom atirador, precisa de um olhar estável, uma mão estável e uma atitude tranquila na vida.

Muitas pessoas sentem uma evolução na focagem da sua energia, que leva à descoberta de uma aspiração e direcção na vida. Este processo pode ser apoiado pelas múltiplas formas de meditação que se tornaram acessíveis para um público amplo. Falo da meditação como treino da mente, treino da capacidade de focagem, treino para poder ter discernimento entre o acessório e o essencial dos pensamentos e da actividade mental.
Característico para a pessoa "iluminada" é o sentido de direcção, de ter um guia interior. Sagitário estimula a capacidade de ter uma visão, e de seguir de própria vontade um caminho para que podemos chegar a viver a nossa visão. Ultimamente, o objectivo do Sagitário é de exprimir na sua via, Amor e Sabedoria - sem interesses pessoais, dedicado ao bem-estar do conjunto.

Ao nível físico, Sagitário reina sobre as coxas, o centro da força material e de protecção. Também o sacro, que fornece energia para poder criar as condições materiais para poder sobreviver...Existe uma ligação directa com o chakra da garganta... e podemos concluir que pensamentos e palavras são a chave para este processo de criação!
Ao desenvolver uma capacidade intuitiva de dar direcção na vida, uma maneira mais pura de pensar e raciocinar surge - mais pura, mas de acordo com o Grande Plano.

Sagitário diz: Eu vejo o objectivo. Atingo o objectivo e vejo outro.
E o signo oposto, Gémeos, diz: Procuro a fusão, a união de Amor e Sabedoria, a harmonia entre todos os pares de opostos.

Meditação e Cerimónia da Lua Cheia
10 de Dezembro, às 17h
Cromeleque dos Almendres, Guadalupe, Évora

É costume trazer um sinal de agradecimento para o lugar: uma pedrinha, uma flor, um pouco de água, incenso... o que achar adequado para honrar o sítio.
A contribuição para a cerimónia em si, é por donativo.

2 comentários:

  1. Achei este seu post maravilhoso Rietske!
    Irei partilhar no FB.
    Namaste!
    Astrid Annabelle

    ResponderEliminar
  2. Bem haja! Fica o convite de juntar-se a nós num momento de meditação.♥

    ResponderEliminar

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...