Cada um de nós tem uma chave para a sabedoria universal dentro de si. Abrindo o coração, entrando no silêncio, podemos aceder ao conhecimento que o vento murmura.

quinta-feira, 8 de dezembro de 2011

Meditação com crianças

Em Outubro começamos a fazer regularmente sessões de meditação com crianças. "Meditação para Pais & Filhos" foi uma resposta a uma pergunta que me tem sido feito com alguma frequência: É possível meditar com crianças pequenas? A experiência agora mostrou que não só é possível, como também um fonte de prazer para as crianças. 

Ao mesmo tempo, a meditação dá às crianças ferramentas para ter uma resposta perante a pressão da sociedade. Já sabemos que a infância não é uma fase da vida isento de stress:  crianças tem muito mais que fazer do que antigamente - actividades, escola, trabalhos para casa... muitas "obrigações" que deixam menos tempo para "fazer nada". Muitas decisões são tomadas para a criança. Quantas vezes a criança tem um voto sobre a maneira como corre a sua vida? A maioria das vezes são os educadores (pais, professores) que guiam e decidem - com boas intenções, porque querem o melhor para a criança. Também os modelos que os média fornecem condicionam a criança na sua liberdade de pensamento. Crianças não podem votar e há muitas situações em que não podem contribuir para uma solução - pensamos p.ex. na violência com que são confrontados, seja  na realidade ou através dos media. São todos condicionantes que ocorrem naturalmente das mudanças pelas quais a sociedade passou e da forma da vida criada pelo Homem.

As limitações podem influenciar a imagem interior que as crianças têm de si - e iniciar as crianças na insegurança, os medos, a impotência. As crianças experimentam ainda outras emoções que não são comparáveis com as experiências de um adulto: alegria, medo, tristeza, amor... Os adultos, na sua maioria, não se lembram já a intensidade destas emoções para uma criança. Acrescenta ainda o aspecto emocional da aceitação e o grau de sucesso de amizades intimas. Ser aceito pelos pares, é uma das preocupações mais importantes...

O stress não difere muito do stress dos adultos, com a diferença que crianças têm mais dificuldade de exprimir o que sentem, e também para ser levadas a sério. Infelizmente, o sistema de ensino não tem grande vocação para acompanhar crianças no seu caminho de auto-conhecimento, para que possam entender as preocupações e processos mentais e emocionais. Nem apoia as crianças para encontrar paz, harmonia e equilíbrio dentro de si próprias. Dedica-se pouco tempo ao acompanhamento das crianças na orientação da sua vida interior, e usar a sua energia mental de modo construtivo, em vez de gastá-la em preocupações.


Podemos oferecer meditação apresentando a actividade como qualquer outro, que merece um tempo próprio. As crianças acalmem e voltem a si, aprendendo manter a atenção focada. Aprendem a descontrair e usar a sua capacidade de concentração. Aprendem que não precisam de ficar refém dos pensamentos, que podem criar um espaço de liberdade interior.
Meditação é uma descoberta, não só de um mundo interior, mas também das relações com o outro. A criança aumenta o seu auto-conhecimento e descobre como funcionam as emoções. Ao mesmo tempo, a meditação em grupo faz com que o entendimento do outro aumenta. A criança torna-se consciente da ligação emocional entre pessoas, da influência que os outros têm sobre o seu bem-estar, e da força interior que tem para ultrapassar dificuldades que aí advêm.

As sessões de meditação para Pais& Filhos destinam-se a crianças entre 4 e 12 anos e os seus pais, ou quem tiver interesse em meditar com crianças deste grupo etário. Fazemos exercícios curtos para o relaxamento, a concentração, a abstração do mundo exterior. Os exercícios são individuais, em grupo e aos pares; há espaço de reflexão sobre a experiência meditativa.

Próxima sessão: 12 de Dezembro às 19.00h

1 comentário:

  1. Como vai Évora, moro em Nova Viçosa - Brasil e temos um trabalho voluntário com crianças carentes. Li essa matéria sobre meditação com crianças e gostaria de, se possível, obter maiores detalhes sobre as técnicas e atividades a serem desenvolvidas. Grato pelas orientações aqui. São todas excelentes. Abraço.

    ResponderEliminar

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...