Cada um de nós tem uma chave para a sabedoria universal dentro de si. Abrindo o coração, entrando no silêncio, podemos aceder ao conhecimento que o vento murmura.

sexta-feira, 6 de janeiro de 2012

Janeiro 2012: Lua Cheia em Caranguejo, Sol em Capricórnio

O momento exacto da Lua Cheia deste mês é segunda-feira, 9 de Janeiro, às 7.31h. O Sol encontra-se no signo do Capricórnio; a Lua Cheia aparecerá no signo do Caranguejo.

Será uma Lua em Capricórnio... Capricórnio é dos signos mais misteriosos. A imagem do Capricórnio é de uma cabra montês que procura o seu alimento nos sítios mais rochosos e stéreis do mundo. É um simbolismo duplo, que oferece uma imagem bastante completa do ser humano que está com os seus pés na terra, firmamente em contacto com o material na sua forma mais densa - no entanto ela pode caminhar livremente e chegar a grandes alturas; que procura os picos de ambição mundana ou de aspiração espiritual à procura daquilo que preenche as suas necessidades interiores mais importantes daquele momento. A imagem espiritual do Capricórnio é o Unicórnio, que exprima o funcionar da Alma num ser humano: A criatura dos mitos antigos que luta e vence em beleza e elegância...
É a imagem de um ser humano que lutou e impulsionado pela ambição, descobriu a efemeridade das coisas mundanas...transformando assim a sua forma, preparando a sua personalidade para a expressão da sua alma. Um ser humano que se sente comprometido com a Humanidade como um todo, estando ao serviço de todos os homens em vez de focar a sua atenção somente no seu próprio desenvolvimento.
Nas características associadas encontramos: assumir responsabilidade; preservar, persistir, aprender a enfrentar o destino; encontrar a essência de todos os processos, nomeadamente, a iniciação: a tomada de consciência de um estado mais elevado de consciência.

Capricórnio é um signo de extremos - nativos do signo são capazes de exprimir o melhor e o pior do ser humano. Assim, oferecem uma espécie de catálogo das características e capacidades e mostram o que conseguiu e conseguirá não só o individuo, como a humanidade no seu conjunto.
Ao nível físico, Capricórnio reina sobre os joelhos. Isto simboliza que o homem-Capricórnio (representando a Humanidade) aprende de se ajoelhar, humildamente. Que o ser humano, humilde e ajoelhado, oferece o coração, o corpo e as alturas onde chegou, à intenção da sua alma de servir incondicionalmente o Grande Conjunto. Aí pode receber autorização para ser iniciado, para lhe ser confiado os segredos da vida.

E assim encontramo-nos no signo de Capricórnio... quando o ciclo espiritual anual está no ponto mais denso, mais substantial. Na viragem para um novo ano, estamos no campo de batalha entre a ordem antiga e os velhos hábitos, e a necessidade de fluir para um nível mais elevado. 

No pólo oposto encontramos a Lua em Caranguejo: signo da família, da comunidade, do sentimento de pertença a um grupo e o desejo de cuidar dos seus membros. Signo conotado com o sentimento maternal, e com uma capacidade por excelência de servir o grupo, a comunidade, com compaixão - mas também com uma saudade emocional para voltar ao lar, à família (biológica ou espiritual) a que pertencemos.
Esta Lua Cheia oferece-nos uma mensagem muito especial no céu nocturno, frio e escuro. Estamos ligados uns aos outros, todos conectados, e não estamos sozinhos na nossa viagem pela vida. É um convite de avaliar de novo o que temos estados a fazer até agora, qual o nosso objectivo? Precisamos de estruturar de novo a nossa vida, tanto ao nível físico como ao nível espiritual.

É altura de assumir a nossa responsabilidade. Os nossos antepassados tiveram a Terra, a nossa Mãe Terra, em consideração, agora também nós, individual e colectivamente, precisamos de voltar à consciência que a vida acontece em interdependência, intimamente ligado como Um Todo. Precisamos de pensar, agir e trabalhar a partir desta consciência, para poder ver nascer um futuro melhor.

A Terra precisa que nós nos comprometemos com a nossa família espiritual, com a comunidade em que vivemos, e que nós elevamos os valores da comunidade e fraternidade para que podemos funcionar como um todo, vivendo em cooperação harmonioso com os outros.
A Terra precisa que vamos além das nossas experiências já vividas, que assumimos as nossas responsabilidade, que agarramos as oportunidades para podermos estar, com alegria e contentes, ao serviço do conjunto, trabalhando para atingir um objectivo comum que  beneficiará a todos.

 A Lua em Caranguejo convida: deixa que a energia da Lua Cheia entre na tua consciência para que estamos todos conectados, nunca estaremos sós.

Meditação e Cerimónia da Lua Cheia
8 de Janeiro, às 17h
Cromeleque dos Almendres, Guadalupe, Évora

É costume trazer um sinal de agradecimento para o lugar: uma pedrinha, uma flor, um pouco de água, incenso... o que achar adequado para honrar o sítio.
A contribuição para a cerimónia em si, é por donativo.

Sem comentários:

Enviar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...