Cada um de nós tem uma chave para a sabedoria universal dentro de si. Abrindo o coração, entrando no silêncio, podemos aceder ao conhecimento que o vento murmura.

domingo, 19 de fevereiro de 2012

Losar 2012 - o Ano do Dragão de Água




             
Na próxima terça-feira, dia 21, é Lua Nova, dia que antecede o primeiro dia do novo ciclo Lunar. 
A 22 de Fevereiro é celebrado o Ano Novo Tibetano - Losar. É o início do Ano Lunar, calculado tendo em conta tanto o ciclo solar como o ciclo lunar. Á partida o Ano Novo começa na segunda Lua Nova após o Solstício do Inverno, às vezes na terceira. Não sei bem indicar o porquê, são anos em que é preciso "saltar" um mês. Mas normalmente é algures entre a terceira semana de Janeiro e a terceira semana de Fevereiro que se dá início ao novo ano lunar. 
Este ano, 2139 na contagem tibetana, 2012 na contagem convencionada, é um ano que está sob o signo do Dragão, nomeadamente o Dragão de Água.
O Dragão traz um simbolismo associado ao poder, misticismo, boa fortuna, imprevisibilidade, não-conformismo. Há quem diz que um ano de Dragão é a altura mais auspiciosa para ter filhos, porque em geral, pessoas-Dragão são carismáticas e têm acesso ao êxito.  Ao mesmo tempo, Água é considerada um poder gentil, fluente, suave mas poderoso na sua persistência- uma boa combinação com o Dragão "feroz".
 
Dragão Tibetano
Há uma variedade de previsões possíveis, mas geralmente os anos do Dragão de Água são considerados anos prósperos mas tumultuosos. Um ano para iniciar grandes projectos e concretizar mudanças profundas, tanto ao nível pessoal como na comunidade. Alguns projectos e mudanças hão de falhar, mas os que conseguem vingar, tem um potencial enorme. É um ano de desafios e avanços importantes. 
O Dragão é conotado com imprevisibilidade -

Ao nível simbólico, o Dragão tem uma ligação forte com a espiritualidade e iluminação. No simbolismo Tibetano, dragões fazem parte das "Quatro Dignidades" - em conjunto com o Leão de Neve, o Tigre e a Garuda (uma ave mitológica). Cada uma das dignidades represente um aspecto da atitude do Boddhisattva. O Dragão represente a compaixão, ou talvez seja melhor dizer: o som da compaixão, e da claridade poderosa que a compaixão pode trazer ao nosso caminho espiritual. 
Unindo em si, o poder e a compaixão, o Dragão represente a comunicação e entendimento completo e instantâneo - o "saber" que quebra a delusão. O Dragão Tibetano turquesa é a representação pictórica desta Dignidade. 
Um forte simbolismo espiritual - por isso muitos encaram o Ano do Dragão de Água como um período especialmente poderoso para a práctica e o crescimento espiritual. Em combinação com a intensidade, que é geral para anos de Dragão, e com os temas de desafio e avanço, temos os ingredientes para um ano de 2012 com um potencial enorme para novos níveis de entendimento!

"2012 opens communication to the inner spiritual planes (as above, so below) and the opportunity for humanity to receive Divine guidance. 2012 will be a very special time for humankind …Let the Dragon lend you his wings to progress beyond what you think is possible for yourself. The reward will be an understanding of personal truths that may, very well, change your life forever."

(http://www.chineseastrology.com/2012dragonyear.html)

1 comentário:

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...