Cada um de nós tem uma chave para a sabedoria universal dentro de si. Abrindo o coração, entrando no silêncio, podemos aceder ao conhecimento que o vento murmura.

sábado, 27 de outubro de 2012

Lua Cheia em Touro: a questão da lealdade

No próximo dia 29 de Outubro é Lua Cheia. O Sol (representando a nossa parte consciente) está em Escorpião, signo de Água, enquanto diametralmente oposta se encontra a Lua (representando a parte do subconsciente) em Touro, signo de Terra.


Os dois signos estão em polos opostos no Zodíaco, mas os elementos água e terra são complementares e podem trabalhar em conjunto quando a pessoa em questão está disposto a cooperar também. Pode haver a impressão que as forças do Sol e da Lua estão a puxar cada um para o seu lado.
Touro é um signo de Terra, tendo como características associadas o sentido físico,o  toque, o tangível...Touro está com os pés na terra, é realista. Representa de certo modo a nossa ligação com o exterior, a nossa existência num mundo físico. Escorpião por seu lado tem o poder emocional profundo, trabalha sobre o instinto... representa o que há de mais escondido dentro de nós, as memórias de um passado bem profundo.
Na conjugação dos dois signos, podemos sentir questões de segurança, tanto acerca de segurança material e financeira como da auto-estima. Uma boa altura para reforçar a imagem que temos de nós, para sentir-nos confortáveis dentro do nosso corpo, ou para curar e restaurar a auto-estima.

A Lua Cheia em Touro pode revelar o nosso apego e teimosia, que podem ser tão grandes que se tornam uma ameaça para a saúde e o bem-estar. Ao mesmo tempo, Escorpião exerce pressão sobre os assuntos antigos, nos confins da nossa mente, para que se resolvem e libertem. É a força das grandes provações...o Tudo ou Nada, viver ou sucumbir - sem concessões ou compromissos, porque o que está no jogo é a evolução da Alma! O tempo de Escorpião é tempo de lembrar a morte e os mortes, e de concentrar nos valores espirituais.

E é aqui mesmo que encontramos a grande questão desta Lua Cheia:
Onde ou com quem está a nossa lealdade? E o que nos custa a nossa lealdade, em termos espirituais, mentais, emocionais ou físicos? Será que estamos apegados a alguém ou algo, mesmo sabendo que prejudica a nossa saúde? O que fazemos quando estamos ligados a uma amizade que desde há muito está numa onda que não é nossa, e que agora é um peso morto no nosso caminho? Ficamos leais? Somos leais ao apego à posse em vez de valores mais profundos? A lealdade é muito bonita, mas a lealdade mais importante ainda é ao Espírito.
A Lua em Touro traz algo de sensual... uma tentação para satisfazer desejos emocionais, com tudo que estimula os sentidos físicos. Ainda mais com o Sol em Escorpião, regente dos orgãos reprodutores. A Lua Cheia deste mês é chamada o "Hunter's Moon", o que pode ter um segundo sentido ;).

A Lua Cheia oferece assim uma oportunidade de reflectir sobre o processo de transição e de abrir mão do apego que temos ao corpo físico. Os assuntos escondidos serão iluminados, a altura é perfeita para voltar a sentir que vida faz sentido! A energia de Touro que flui em abundância na luz da Lua Cheia apoia o processo de enraizamento, e dá espaço para podermos sentir que é possível ultrapassar a sensação de estar preso. Dá  espaço e energia para libertar o apego ao que é tóxico e pouco saudável. Dá espaço para um alinhamento novo, agora com o Espírito, com o Divino.
A energia é sólida, concentrada e vai reforçar a intenção que manifestamos perante a Lua Cheia.

Celebração e Meditação da Lua Cheia
Local: Cromeleque dos Almendres, Guadalupe, Évora
Data: 28 de Outubro (Domingo)
Início: 17.30h.

Para a cerimónia no Cromeleque, é costume trazer uma oferenda em agradecimento ao sítio: um pau de incenso, um pouco de água, uma pedrinha, uma flor, ou o que achar adequado para exprimir a gratidão. Participação na cerimónia por donativo.

Sem comentários:

Enviar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...