Cada um de nós tem uma chave para a sabedoria universal dentro de si. Abrindo o coração, entrando no silêncio, podemos aceder ao conhecimento que o vento murmura.

domingo, 18 de agosto de 2013

Blue Moon em Aquário, Sol em Leão: o surgir de uma nova forma de estar

Na madrugada de 21 de Agosto, a Lua chegará a sua fase cheia. Como o Sol ainda está em Leão, será a segunda Lua Cheia em Aquário!  Será um "Blue Moon".
A lua Cheia reflecte a luz do Sol na sua superfície. Ao receber esta Luz, podemos tomar consciência do se passa na natureza que normalmente se encontra escondida para a mente racional. Podemos entender algo acerca da nossa natureza emocional (lunar).  Esta Lua Cheia reflecta a luz do Sol que se encontra no signo de Leão. A Lua está na posição oposta, em Aquário. A Lua mostra como podemos experimentar a energia cósmica do Leão, através dos aspectos emocionais associados a Aquário.

A energia cósmica do signo de Leão está centrada no coração, e é sentido por dentro e através do coração. Leão é o signo do Sol, centro do sistema solar, uma estrela que arde com um fogo intenso, oferecendo à Terra e às almas que a habitam, calor, luz, energia. É considerada a influência mais poderosa na astrologia, dando vitalidade e autoridade. Leão é o signo da confiança, porque sabe o que está no centro da vida: criatividade, amor, generosidade perante o outro, mas também um sentido profundo do Eu.  A força cósmica do Leão ajuda a estabelecer uma auto-confiança, que nasce da noção que cada um é responsável para as escolhas que faz na sua vida. Há força em cada um, e quando assumimos a responsabilidade pela nossa vida, deixamos de ser vítimas da situação - mesmo quando se trata de situações complicadas ou limitadores. Precisamos da energia do Leão nos tempos que se avizinham. Estamos a mudar um mundo que parecia preso nas consequências dos seus próprios actos.
Leão é o signo de fogo, que representa o espírito e a criatividade. O fogo, que consome e transforme qualquer coisa que para lá remetemos em calor e luz, representa a purificação e transformação. Elevado para um nível diferente, o fogo transforma a nossa consciência e abre a mente para entendimentos mais profundos e alargados.
No outro lado está a Lua, em Aquário. Signo de Ar, simboliza a Mente cósmica. Aquário despeja a água, para que corre em liberdade...  Aquário é o Ser Humano que traz uma bilha de água, predestinado para distribuir dois fluxos de energia cósmica - a todos que precisam e solicitam. Como se fossem dois rios: um com a água da vida, o outro um rio de Amor. Aquário é por excelência o signo que pede uma visão alargada, para que os talentos e dádivas individuais possas ser utilizados em benefício de todos. Vamos precisar a inspiração comunitária do Aquário também, nos tempos que se avizinham..

Para entender melhor a força da conjunctura, podemos recorrer à simbologia dos corpos celestes. A posição de Aquario e Leão nesta Lua Cheia será para ambos os signos 29º. Marc Edmund Jones descreve os seguintes símbolos (em “The Sabian Symbols in Astrology”):

(fonte da imagem)
Sol a 29º: uma sereia a emergir do oceano, pronta para renascer em forma humana. 
O símbolo represente o momento em que um sentimento/intuição surge da subconsciência, pronto para dar forma a um pensamento consciente.
A sereia é como um sentimento novo e desconhecido a surgir do subconsciente colectivo. Sendo em parte mulher e outra parte peixe, a sereia traz novidades do que está acontecer nas profundidades criativas do oceano de cujo ventre tudo nasceu.
Uma manifestação nova da "Anima Mundi" ou seja, a alma do mundo, que está ansiosa de renascer como a Sabedoria Feminina.

O símbolo para a Lua em 29º Aquário: uma borboleta a surgir do casulo. O emergir da borboleta refere a uma transformação, uma metamorfose total. Representa a capacidade de proceder a uma renovação estrutural de todas as padrões da vida e dos relacionamentos.  Temos que largar estruturas antigas, que surgiram com base em arquétipos que serviram uma sociedade com necessidades diferentes da que temos agora. Arquétipos que perdem a ligação com necessidades e sentimentos profundos, tornam-se estereótipos. A sociedade que temos agora, é uma sociedade de estereótipos que precisa renovação! A conjugação dos dois símbolos sugere que há um novo sentimento que está a emergir na humanidade, um sentimento que quer mudar sistemas e crenças que já não são benéficos para a comunidade e a vida. Sentimentos e vontades novos, ligados à Era do Aquário.

A Era do Aquário rege-se pelos conceitos da Liberdade, Igualdade e Fraternidade - e para que o Ser Humano se possa realizar em pleno, estes conceitos precisam ser vividos. São os sentimentos e vontades - que dizem respeito à igualdade, ao respeito para a vida, justiça, a ligação do ser humano com a Terra - que estão a surgir, e que são belas e frágeis, tal como as asas da borboleta que acaba de nascer.

Na meditação da Lua Cheia, que celebramos na próxima quarta-feira, vamos focar no que está a surgir da subconsciente colectiva, para tomar forma na nossa consciência.
No silêncio da noite, vamos deixar que a Lua ilumina com a Luz do Sol, esta sensação que tudo vai mudar, que algo diferente está a nascer...que uma fase completamente nova se iniciará...
A contemplação da Natureza e da Mãe Terra é um apoio importante para que a mente consciente repousa e a nossa verdadeira natureza surge. 

Na noite de 21 de Agosto, a meditação será na forma de uma sessão de sons, com taças tibetanas, didgeridoo, e outros instrumentos acústicos.
Sessão de Sons da Lua Cheia
Cromeleque dos Almendres, Guadalupe, Évora
20 de Agosto de 2012, às 20.15h

 
É costume trazer uma oferenda para agradecer ao sítio: um pau de incenso, um pouco de água, uma flor... ou o que achar adequado para exprimir a gratidão à Mãe Terra.
A contribuição para a cerimónia em si, é por donativo.



Sem comentários:

Enviar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...