Cada um de nós tem uma chave para a sabedoria universal dentro de si. Abrindo o coração, entrando no silêncio, podemos aceder ao conhecimento que o vento murmura.

domingo, 16 de março de 2014

A última Lua Cheia do caminho solar reflecta a Luz do Sol em Peixes

O Ser Humano, no seu desejo de entender o seu lugar na Vida, começou cedo a olhar para cima. No firmamento nocturno encontrou metáforas e explicações, encontrou um guia para a sua vida. A noção A astrologia, que começou a ser desenvolvida há 30.000 anos atrás, ajudou a orientar o Homem no ciclo das estações, a prever o movimento e as migrações dos animais, a desenvolver medidas universais. Era a primeira forma de conhecimento que agora chamamos "ciência", na medida que ajudou a descobrir leis da Natureza.

Estas leis não só diziam respeito à Natureza física. Quando, na Antiguidade, foi dado um nome à via que o Sol  ao longo do ano faz pelo firmamento, foi escolhida a palavra "zodiacon". Embora possa ser argumentado que deriva de "zoon" (vida) também pode vir de uma raíz mais antiga, do hebréu: "sodi" - vindo do Sanscrito, significando "um caminho". A etimologia desta palavra não está relacionada com criaturas vivas, mas com um caminho, os passos, o trilho que o Sol segue através dos astros no decorrer de um ano. (Ethelbert Bullinger, em: The Witness of the Stars)

Vemos aqui o caminho através dos 12 signos do Zodiaco, passo a passo, e ao entender o significado mais profundo de cada signo, chegamos à metafora da jornada da existência humana.

A Alma desce, e incarna num corpo físico. Através deste corpo, a Alma pode experimentar o mundo da dualidade. A roda da vida, representada no céu pelos 12 signos, empurra a personalidade, agora assim, depois de outra maneira, de modo gentil mas contínua, no caminho até à descoberta da nossa essência divina na Terra. O corpo físico, e a personalidade associada, reúnem-se, libertam-se e concretizam a sua missão na Terra. Enriquecida com experiência, compreensão e amor/sabedoria, a Alma pode seguir para uma nova fase, um novo desafio no Universo.

Peixes (o signo em que se encontra o Sol agora) é o último signo desta roda da vida. Simboliza a nossa libertação do aprisionamento na matéria. Todos os anos, Peixes lembra-nos que o desapego é necessário e inevitável. Todos os anos podemos desapegar, libertar, transformar, algumas facetas do nosso ego individual!


O signo é simbolizado por dois peixes, atados pelas barbatanas traseiras....Peixes  que diz respeito aos pés, ao trilhar do Caminho, ao alcançar do objectivo. Ao mesmo tempo, Peixes é o signo relacionado com a Morte, em aspectos diferentes. Pode ser uma morte física, mas também pode ser a morte no sentido de reconhecer uma tolice antiga que pode ser liberta. Uma amizade não desejada a que pode ser posto fim; ou pode ser que uma convicção religiosa a que te agarraste há muito, começa a evidenciar que já não te traz nada. Trata-se da morte da personalidade. O mote: " Se pudéssemos desistir do conceito dos véus da personalidade, poderíamos libertar-nos das garras da personalidade".
Peixes simboliza dualidade, a intuição que está presente de forma latente... Lembra-nos que a "morte" da personalidade permite à Alma escapar da sua prisão.

A Lua Cheia favorece a meditação, na medida de ela estar de tal maneira posicionada que o Sol também brilha na noite e ilumina o que costuma estar às escuras. A Lua Cheia aumenta a vivência de tudo - quem é emocional fica ainda mais, quem nutre paixão fica mais apaixonado. Neste momento, que a Primavera está a acordar, e o Inverno está a despedir-se, a Lua Cheia favorece uma limpeza. De tudo o que aprendemos no ano que passou, podemos guardar as lições e deixar morrer as dores. Podemos preparar-nos para uma próxima fase, uma renovação. O Equinócio da Primavera aproxima-se.

Hoje à hora do nascer da Lua, vamos fazer a meditação da Lua Cheia. Quem estiver por perto, está bem-vindo no Cromeleque dos Almendres, Guadalupe, Évora.
Se quiser participar em espírito: encontramos na Matriz de Luz, a partir das 18.30h ;)

Sem comentários:

Enviar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...