Cada um de nós tem uma chave para a sabedoria universal dentro de si. Abrindo o coração, entrando no silêncio, podemos aceder ao conhecimento que o vento murmura.

sexta-feira, 3 de abril de 2015

Somente ficamos perturbados se assim quisermos!

Buda estava sentado debaixo de uma árvore Banyan.

Um dia, um brâmane furioso chegou junto a ele e começou a tentar insultá-lo. O brâmane pensou que Buda iria retribuir da mesma maneira, mas, para a sua surpresa, não havia a menor mudança na expressão do seu rosto.

Agora, o brâmane ficou mais furioso, e gritou mais e mais abusos para o Buda.
No entanto, Senhor Buda estava completamente impassível. Na verdade, havia um olhar de compaixão no rosto. Finalmente, o brâmane estava cansado de o insultar.
Ele perguntou: "Tenho estado a insultá-lo, por que não está com raiva?"
Buda respondeu calmamente: "Meu querido irmão, eu não aceitei um único insulto vindo de vôs."

"Mas ouviu-me dizer todos ou não?", o brâmane perguntou já mais fraco.
Buda disse: "Eu não preciso dos insultos, então por que deveria sequer ouvi-los?"

Agora, o brâmane ficou ainda mais confuso. Ele não conseguia entender a resposta calma de Buda. Olhando para o rosto perturbado, Buda explicou ainda: "Todos esses insultos permanecem consigo."

"Não pode ser possível. Atirei todos eles para si," o brâmane persistiu.

Buda repetiu calmamente a resposta: "Mas eu não aceito nem mesmo um único abuso vindo de si! Querido irmão, suponha que você da algumas moedas a alguém... se ele não as aceitar, com quem ficarão essas moedas?"

O brâmane respondeu: "Se eu dei as moedas e ninguém as necessita, então, naturalmente, elas iriam ficar comigo."

Com um sorriso significativo em seu rosto, Buda disse: "Agora você está certo. O mesmo aconteceu com os seus abusos. Você veio aqui e atirou os seus insultos a mim,
mas eu não aceito nem um. Assim, todos esses abusos continuam consigo. Portanto, não tenho razão de estar zangado consigo. "

O brâmane ficou mudo. Ele tinha vergonha do seu comportamento e pediu perdão a Buda.
Buda perdoou e respondeu: "por favor, perdoe-se também."



Amor, calma e paz são as chaves para uma vida contente.
Lembre-se quem verdadeiramente É e o que quer na vida, inserido no Todo. Não há necessidade de responder ao que o outro diz quando partilha a sua raiva, ciume, enveja, ou desequilíbrio. Respira e deixa passar estas energias, transformando-as gentilmente e com paciência em Amor. Ser Amor e Bondade é o melhor presente que pode dar a si próprio - e através de si, ao Tudo-Que-É. 
Perdoe a si mesmo e ao outro por todo o sofrimento que tem sido perpetuado, até agora. Aqui e Agora, a cada momento e todos os dias, podemos começar a criar um novo mundo, um mundo de Amor e Bondade.

Sem comentários:

Enviar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...