Cada um de nós tem uma chave para a sabedoria universal dentro de si. Abrindo o coração, entrando no silêncio, podemos aceder ao conhecimento que o vento murmura.

quinta-feira, 10 de dezembro de 2015

actividades de Dezembro

Aqui estão as actividades de Dezembro!

Estamos quase a chegar à Lua Nova de dezembro, no dia 11. Uma Lua Nova é sempre um momento de passar por uma barreira, deixar o antigo para trás e iniciar algo de novo. É a altura ideal para fazer um "reboot" espiritual... e a Lua Nova (e Sol) em Sagitário anuncia que é a altura certa de abrir a mente e olhar para o futuro.
O signo de Sagitário tem como símbolo o arqueiro-cavalo, que aponta a seta para o céu. Simboliza a procura de uma integração perfeita de acções mundanas e aspirações nobres e elevadas. O Centauro que tem o seu olho numa aspiração mais alta, mais transcendentes, e é este alvo para onde está apontada a sua seta. Sagitário quer restabelecer a ligação entre o Eu Superior e o Explorador que há em nós, e as intenções que semeamos agora podem tornar-se numa viagem até a verdade do Coração. Sagitário é o signo da procura da Verdade mais profunda; ao mesmo tempo, é o signo do optimismo, do olhar para o futuro. Sob este signo podemos aceder às visões que nos podem orientar quando procuramos esperança para o futuro.
___________________________

Nesta Lua Nova vamos fazer um workshop virado para o futuro, que tem o intuito de plantar a semente da consciência e da plena atenção nos mais novos.

Workshop Meditação para Pais e Filhos
12 de Dezembro, das 10h às 11h30
Local: Largo Dr. Mário Chicó, 7 - Évora
Um workshop para descobrir como é fácil fazer meditação com crianças! Exercícios simples de meditação de atenção plena; um exercício de "limpeza energética" para libertar emoções e tensões, e uma visualização para estimular a criatividade e o auto-estima.
Na meditação as crianças encontram, dentro de si, um lugar seguro onde se podem retirar, onde podem encontrar a calma necessária para olhar de novo para situações difíceis. O workshop destina-se a pais que querem introduzir a meditação no dia-a-dia dos seus filhos e procuram inspiração. Os exercícios que vamos fazer podem ser facilmente reproduzidos em casa.
____________________________

A energia de Sagitário vai nos acompanhar até ao Solstício do Inverno, no dia 22 de Dezembro. Este período traz uma ênfase na
expansão e no crescimento, porque Sagitário procura a verdade universal e o sentido da vida. Nessa procura, precisa de liberdade e espaço para expansão da consciência. O período até ao Solstício e a Lua Cheia logo a seguir (25 de Dez) será um período não só de descobrir a verdade, será também de exprimir as verdades. E como isso faz sentir bem!
Caminhando para o dia mais curto e a noite mais longa do ano, há uma viragem natural para dentro, uma procura da verdade interior. Será como um "Vision quest" (busca da visão) para descobrir aquilo que faz realmente sentido.
Nesta altura,não só é importante de encontrar a verdade, como também é a expressão desta mesma verdade. Seguimos os conselhos de D. Miguel Ruiz, que diz "... encontra a coragem de fazer perguntas, e de exprimir o que realmente quer dizer. Comunique com outros de maneira mais clara possível, a fim de evitar mal-entendimentos, tristezas e dramas..." Altura de trabalhar o 5o chakra, para poder comunicar a nossa verdade de maneira mais harmoniosa possível.

__________________________

Saudação ao Nascer do Sol do Solstício de Inverno
Terça-feira, 22 de Dezembro, às 07h30h
Cromeleque dos Almendres, Guadalupe, Évora
Fica aqui o convite para celebrar a roda do tempo e o início das noites escuras do inverno. Saudamos o Sol, convidamos para que nos ilumina o coração enquanto fazemos a introspecção...

A Lua Cheia em Caranguejo vai iluminar o tesouro escondido no centro do Coração de todos nós - a hora certa da Lua Cheia é 11h11m no dia 25 de Dezembro. Não podia se mais simbólico para o nascer de uma nova Luz neste mundo! É a Lua da família, das emoções, da vida privada... e este ano também é Lua de Natal ;)

Meditação e Cerimónia da Lua Cheia
Sexta feira, 25 de Dezembro, 17h30
Cromeleque dos Almendres, Guadalupe, Évora
Para a cerimónia no Cromeleque, é costume trazer uma oferenda em agradecimento ao sítio: um pau de incenso, um pouco de água, uma pedrinha, uma flor, ou o que achar adequada para exprimir a gratidão.
A participação na cerimónia é por donativo.
Estão todos bem-vindos!

____________________________

Ao entrar no ano novo, é importante lembrar não só o que queremos alcançar, mas honrar igualmente tudo que já alcançamos. Uma altura ideal para fazer o inventário, ver o que já passou, o que já foi alcançado. Um momento ideal para olhar para trás e ver o que foi 2015. Sentir-nos bem, vendo o que somos capaz de fazer, pode ser aquele empurrãozinho que precisamos para avançar para 2016.
No primeiro fim de semana de 2016 vamos fazer uma cerimónia de fogo. O fogo, simbolo da Luz que está sempre connosco, é também um símbolo da força de transformação e transmutação.
Elementos da cerimónia são a "confissão", quando escrevemos num papel aquilo que consideramos as padrões negativas que queremos libertar. Também pode haver uma transferência mental para um material combustível, um papel, um pau... Depois haverá uma meditação em que é dado espaço para tomar consciência que somos nós que precisamos de tomar as rédeas da nossa vida, que somos nós os responsáveis para a nossa energia e harmonia. E a primeira acção é lançar os padrões do passado para o fogo, para que se transformem em Luz, calor e cinzas férteis. Das cinzas da aprendizagem nasce uma nova vida...
Finalmente, lançamos também para o Fogo, agradecimentos para a Mãe Terra e os nossos desejos para o futuro. Sabemos que vivemos em interdependência com a Mãe Terra, como vivemos em interdependência com todos os seres humanos. A roda à volta do Fogo simboliza esta União.

Quem quiser pode trazer o seu tambor. Quem não tiver tambor, traga a sua presença e Luz interior.

Cerimónia de Fogo
Domingo 3 de Janeiro às 16.30h
Cromeleque dos Almendres, Guadalupe - Évora

Sem comentários:

Enviar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...