Cada um de nós tem uma chave para a sabedoria universal dentro de si. Abrindo o coração, entrando no silêncio, podemos aceder ao conhecimento que o vento murmura.

quinta-feira, 29 de dezembro de 2016

Lua Nova em Capricórnio: energia para manifestar o que procuramos criar!

Passaram uns dias apenas desde o Solstício do Inverno e os dias começam timidamente a crescer.
Há uma tradição que diz que a seguir ao Natal vem um período de 12 dias e noites - até 6 de Janeiro - em que todas as noites podemos receber um sonho...em cada uma das noites, um sonho sobre cada um dos meses do ano que vem. É neste período, quando o Sol dá a volta e a Luz volta a crescer, também em nós, que podemos estabelecer as nossas intenções para o próximo ciclo solar, tal como fazemos em cada ciclo Lunar aquando da Lua Nova.
No meio deste período teremos uma Lua Nova, em Capricórnio. A energia desta Lua ajuda a ser firme, pragmático, mas também muito claro e preciso na comunicação sobre aquilo que procuramos criar. A Lua Nova vai inclusivo dar um impulso para sonhar alto e sentir que é neste próximo ano que podemos mostrar quem somos, pôr as mãos à obra e assumir a responsabilidade sobre a nossa vida.
Por isso, no dia 29, dia da Lua Nova, podemos plantar a semente para o ano que vem no solo que preparamos no ano que passou... Hoje é dia de fazer a sua cerimónia ou ritual pessoal e estabelecer as metas, resoluções ou intenções para o novo ano.

Desejo a todos que o ano que se avizinha seja um ano de realização pessoal, de prosperidade e saúde, abundante em partilha, amizade, alegria. Que haja paz em todos os corações.
 
A partir de Janeiro, o horário das meditações regulares vai mudar. Percebi-me que deixei para trás algumas iniciativas que gostaria de ter desenvolvidas, tais como workshops, cursos ou grupos de trabalho mais especializados.

Com estas mudanças as sessões de segunda feira desaparecem para abrir espaço para outras actividades, a começar com :
 
Curso de Iniciação à Meditação de Plena Atenção (Mindfulness): 
6 sessões semanais a partir de 23 de Janeiro
Cada vez mais pessoas se apercebem da eficácia da meditação de plena atenção para reduzir o stress e melhorar o desempenho intelectual e psicológico, mental e emocional. Os benefícios são amplamente conhecidos e as livrarias estão cheias de livros que nos dizem como vamos sentir-nos melhor se adoptamos a prática meditativa. 
 
Infelizmente, a meditação é uma práctica tão simples, que chega a ser muito difícil de conseguir fazer.  Acaba por ser difícil chegar a resultados satisfatórios!
Regularmente chegam-me lamentos de pessoas que gostariam de fazer meditação mas não se sentem bem. Experiências como não conseguir ficar quieto, ou concentrar-se; não conseguir acalmar a mente; não saber lidar com sensações que surgem no corpo ou na mente; ficar aborrecido, irritado ou com vontade de dormir: são apenas alguns dos fenómenos apontados como entraves à prática meditativa.
 
A fim de apoiar os que gostariam de explorar os benefícios do Mindfulness, e ajudar a ultrapassar as barreiras do início de uma nova disciplina, elaborei um curso de iniciação à meditação, a iniciar no dia 23 de Janeiro.
Em 6 sessões semanais são tratados os seguintes temas:
* O que é meditação? Porquê meditar? O que é Mindfulness e como é que  pode ajudar a reduzir o stress e acalmar uma mente sobrecarregada?
* Criar e cultivar condições para a meditação. O que é um suporte para meditação, e porque utilizamos um suporte?
* Meditação como prática de intimidade interior: que relação mantemos connosco? Como cultivar a amizade connosco? Como podemos criar uma ponte sobre o abismo entre o que queremos ser e o que somos?
* Meditação como terapia ou apoio para um processo de cura
* Como respirar com plena atenção, estabelecer contacto com o corpo e manter-nos com atenção neste contacto
* Como lidar com os obstáculos de dúvida, emoção, aborrecimento

O curso consiste em 6 sessões em que teoria e prática são conjugadas. Em cada sessão fazemos uma meditação guiada para pôr em prática os conceitos falados. Há "TPC's" - exercícios que podem ser praticados em casa, para quem procura estabelecer uma disciplina diária. 
Sessões às segundas feiras entre as 19h e 20.30h, a partir de 23 de Janeiro
Contribuição: 40€  (dificuldades financeiras não são impedimento para participar no curso. Fala comigo)
 
Mais informação e inscrições através do mail (cavalo.d.vento@gmail.com) ou por telefone, whatsapp ou sms: 934 211 445
Nº máxima de participantes - 10.  (Se houver mais inscrições há possibilidade de abrir um segundo grupo)

Sem comentários:

Enviar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...