Cada um de nós tem uma chave para a sabedoria universal dentro de si. Abrindo o coração, entrando no silêncio, podemos aceder ao conhecimento que o vento murmura.

domingo, 14 de agosto de 2016

Lua Cheia de Agosto - O futuro está a acontecer Agora

Quando celebramos a Lua Cheia, meditamos sobre os ciclos da vida. Há ciclos dentro de ciclos, uns mais curtos, outros mais longos: o ciclo do dia que é uma volta da Terra no sei eixo; o ciclo mensal da Lua à volta da Terra; o ciclo de um ano, da Terra pelos signos do Zodíaco - e maior do que estes todos, o ciclo do Sol e a totalidade do sistema solar, pelos signos do Zodíaco. Este último ciclo tem uma duração de sensivelmente 250.000 anos e chegou ao seu fim quando passou pelo signo de Peixes, uma era marcada pelo surgir das grandes religiões e correntes filosóficas.
Como sabemos, a Terra encontra-se agora numa transição da Era de Peixes para a Era do Aquário. A transição iniciou-se por volta do ano1600 DC e não é repentina, são precisos cerca de 500 anos até haver uma adaptação total à energia do novo signo. Embora pode parecer que estamos a falar de uma transição gradual, é perfeitamente possível haver saltos "quânticos" repentinos - e parece que estamos a passar por um desses saltos.

Estamos a viver tempos turbulentos! Na sociedade e no mundo, a polarização aumenta e a ameaça de violência pode ser sentido em muitos sítios.
Por outro lado, há também sinais de muitas pessoas a acordar e despertar - porque também ao nível individual podemos sentir a turbulência.

Aquarius  by Salvador Dali
Pode ser que isso acontece porque no processo de adaptação à nova energia, os aspectos "peixianos" que deixaram de funcionar, precisam de ser libertos para abrir espaço para algo novo, mais em linha com o carácter Aquariano. Como sabemos, o signo de Aquário é o que "deita a água para os sedentes beberem". Os valores associados ao Aquário são a Liberdade, a Igualdade e a Fraternidade.
Na Era do Aquário, as pessoas aprendem viver em Liberdade, assumindo a sua responsabilidade pessoal. Os aspectos de Igualdade e Fraternidade hão-de ser assimiladas, porque o ser humano vai perceber o que significa amar incondicionalmente, em liberdade e solidariedade...
Antes de isso ser uma realidade, haverá uma crise na consciência colectiva, que vamos sentir na nossa vida pessoal de maneira adequada à missão e propósito de vida de cada um.

O mês de Agosto, quando o Sol passa pelo signo de Leão,  é por excelência o mês em que recebemos a energia vindo de Sirius (A). É a energia da Lei da Liberdade, e da Lei do Karma. Em Leão podemos sentir que é altura de assumir a força individual, numa atitude de auto-consciência pura.
Oposto ao Sol em Leão encontramos Aqúario, que traz a energia universal e a consciência do conjunto a que pertencemos.

Estamos a caminhar para um futuro em que cada um se responsabiliza por si, numa atitude de liberdade individual, mas perfeitamente consciente que esta liberdade só existe se houver igualdade, solidariedade e uma atitude de serviço ao conjunto.

E sim, novamente podemos afirmar que o futuro acontece agora. Damos forma ao futuro com os actos, as palavras e os pensamentos que temos hoje.

É bom procurar ter uma atenção plena, neste período de Lua Cheia, para facilitar a mudança para um futuro mais harmonioso.

Estando ainda a passar pela chuva de meteoritos dos Pleiades, a questão dos desejos merece alguma reflexão.  O que desejamos? Aquilo que desejamos, é realmente algo de coração, ou é algo alimentado pelo ambiente em que estamos, por aquilo que é desejado à nossa volta?
Nesta semana que nos vai levar à Lua Cheia de Agosto, é bom entrar no silêncio interior e descobrir o que o coração deseja. E vale a pena lembrar que cada um é dono do seu karma, cada um tem a responsabilidade sobre a sua vida. Só nós podemos ser a mudança que queremos no mundo.

Meditação da Lua Cheia
18 de Agosto, 20.15h, Cromeleque dos Almendres, Guadalupe, Évora

Para a cerimónia no Cromeleque, é costume trazer uma oferenda em agradecimento ao sítio: um pau de incenso, um pouco de água, uma pedrinha, uma flor, ou o que achar adequada para exprimir a gratidão.
A participação na cerimónia é por donativo.

Estão todos bem-vindos!


Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...