Cada um de nós tem uma chave para a sabedoria universal dentro de si. Abrindo o coração, entrando no silêncio, podemos aceder ao conhecimento que o vento murmura.

segunda-feira, 27 de fevereiro de 2017

Os demónios interiores - de ameaça a aliado

Todos temos fraquezas com que lidar.
Podem ser inseguranças, falta de auto-estima, medos, dúvidas, traumas ou padrões de reação emocional, como ira e irritação, apego ou receio de rejeição.
São os nossos "demónios interiores" - forças que vêm do subconsciente, que fazem com que reagimos instintivamente a situações-chave.
Quando pensamos nestas fraquezas, até podemos perceber como funcionam. Podemos talvez  identificar em que situações ou perante que tipo de comportamento os demónios são activadas. Sabemos que somos influenciados por estes padrões no nosso comportamento, nas interacções e nos confrontos com outras pessoas.
Uma designação alternativa ao nome "demónios" é "bloqueios emocionais". São travões para a nossa felicidade e perturbam a nossa harmonia. Costumamos lidar com eles a partir de uma visão dualista - uma visão que resulta de experiências dolorosas, e que faz com que ficamos com a ideia que temos que lutar.

Há uma outra aproximação possível, que nasce de uma experiência diferente, nomeadamente aquela em que percebemos que tudo que existe é Um, e que fazemos parte de uma rede dinâmica em que flui a energia da vida.

Se olhamos para os padrões emocionais como fenómenos energéticos, que existem no Agora,  podemos aprender lidar com os mesmos de maneira diferente. Em vez de lutar com os demónios, podemos interagir com os mesmos, conhecer e nomear quem são, e transformar as forças que começaram como ameaças, em forças aliadas.

(fonte da imagem)
Recorrendo a técnicas e métodos tradicionais, tais como ensinado pelo budismo ou xamanismo, a energia é encarada de frente. Aplicando a nossa verdadeira natureza compassiva, apaziguamos o subconsciente e transformamos os "demónios" em forças.
Neste workshop fazemos uma abordagem pratica desta transformação energética. Olhamos para aspectos do chöd (budismo) e do shapeshifting (xamanismo) para um entendimento mais abrangente e ensaiamos um método que pode ser aplicado individualmente. 

Este workshop é uma introdução ao método. 
Será seguido por um segundo módulo em que olhamos sem julgamento para a natureza dos "demónios", que podem representar vários tipos de traumas ou padrões problemáticos, como podem também relacionar-se com aspectos do nosso ego. Ensaiamos meditações específicas para conhecer os que vivem em nós.
Aprofundaremos ainda o conceito de transformação energética através do "shapeshifting" e olhamos para aspectos do "oneness"

Workshop de introdução ao trabalho com os demónios interiores
segunda feira, 13 de Março das 19.30h às 22h
Local: Rua João de Deus, 124 - Évora
Contribuição  10€. nº máximo de participantes: 8 .
Para mais informação ou inscrição clique aqui.

Sem comentários:

Enviar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...