Hoje é noite de Lua Nova

Hoje é o primeiro dia do Ano Novo Tibetano. Também é o dia em que dou um novo início ao meu blog. 

O blog nasceu quando estava ainda bastante no inicio do meu caminho como orientadora de grupos de meditação. Senti na altura a necessidade de aprofundar temas sobre qual falámos nos grupos. Durante 12 anos escrevi com mais ou menos regularidade textos sobre assuntos ligados à espiritualidade nas suas diversas formas. 

Entretanto, fui fazendo o meu próprio caminho. Descobri bastante sobre os meus padrões emocionais, os meus medos e ilusões, como tinha construída uma certa imagem de mim própria. Percebi melhor como funciona o meu aura e como sou capaz de lidar com a energia de outras pessoas. Percebi também que era preciso largar muitas crenças, nomeadamente estas que dizem que existimos como um ser único e individual - crenças estas que afinal só serviam para me separar da vida e dos outros. Tive um vislumbre da profundeza da minha ignorância.

Hoje sou outra pessoa do que era na altura. Dentro de mim há uma vontade de partilhar, de aprofundar um tema que penso que é fundamental, agora mais do que nunca: o direito com que nascemos de experimentar e manifestar a liberdade para sermos quem somos. É um direito, mas também um dever que traz responsabilidades. Entre estas, a mais importante talvez seja a responsabilidade que temos de reconhecer no outro um ser como nós próprios. Porque a liberdade só é verdadeira se pode ser vivida por todos, sem exepção. 

Senti que chegou o momento de reformular o blog. Escolhi o dia de hoje, o primeiro dia do Ano Novo Tibetano,  para ser o dia do reinicio. 

foto: Brian McKay
2022 é o ano do Tigre da Água. A astrologia Tibetana diz o seguinte:

“O Ano do Tigre é um ano imprevisível. Muitos acontecimentos dramáticos podem ser esperados: explosões, golpes de estado, agitação política, catástrofes, feitos heróicos, ataques súbitos e ousados, todos são característicos deste ano. É turbulento, mas esconde bem suas surpresas, sejam elas boas ou ruins, e uma certa cautela deve ser observada em todos os empreendimentos.”

No entanto, a qualidade da Água tende a moderar o rugido do tigre:

“A água dá abertura de mente, flexibilidade, reflexão, comunicação e intuição. O signo animal [i.e. Tigre] associado à Água torna-se mais pensativo, lúcido e sensível, mas também mais passivo. Os anos da água são auspiciosos para a mudança e a comunicação.” (Philippe Cornu, in: Tibetan Astrology)

Comentários

Mensagens populares deste blogue

A imagem de nós nasce do olhar dos outros

Lua Cheia em Capricórnio: encontrar um espaço seguro

A primeira Super Lua de Agosto