Super Lua em Capricórnio: um salto de consciência

Na noite de 13 de Julho a Lua estará na sua fase plena. Será uma Lua Cheia que aparece maior do que estamos habituados: uma "SuperLua". Uma SuperLua significa sempre uma energia mais intensa, carregada de oportunidades para transformação e libertação. Será um momento para apreciar especialmente, uma vez que a proxima altura para ver uma SuperLua será apenas em agosto de 2023.

foto: António Menêzes

Capricórnio vs Caranguejo

Caranguejo representa a Mãe, a fluidez, a família. Capricórnio por sua vez, representa o Pai, a estrutura, as limitações. O momento é de conflicto, que mais parece um conflicto de poder.
Queremos a transformação, o progresso e a mudança, mas temos a impressão que estamos presos. Parte destes sentimentos podem até ser sentimentos de culpa, por saber que algumas limitações foram criados por nós.

Assim, esta Lua Cheia vai nos pôr em contacto com as limitações auto-impostas, ou aquelas que experimentamos como vindas do exterior. As energias e os padrões que nos bloqueiam vão ser mais visíveis, o que vai facilitar entrar em acção e encarar as situações. 

Se a situação for mais extrema, os sentimentos que temos perante nos próprios podem ser de auto-crítica, dureza ou mesmo ódio para com aquela pessoa em que nos tornámos. Pode haver um conflito de poder: impotência perante o grande poder que os sentimentos têm sobre nós. 

Um salto de consciência 

Capricórnio é o signo por excelência com potência para iniciar-nos num nivel de consciência diferente. 
A conjuntura é um convite para, em primeiro lugar, assumirmos a responsabilidade sobre a nossa vida e o nosso crescimento (Capricórnio!). Podemos ser pais para nós próprios, deixando que a luta e o conflicto se transformem em cooperação, permitindo que a nossa intuição surge para nutrir o nosso intelecto, e para que o nosso instinto se acalma. (Caranguejo).
Com o nosso intelecto podemos observar o que é que faz sentir-nos pequenos e incapaz de realizar a mudança.

Na escuridão da noite, à luz da Lua, podemos descobrir crenças antigas que nos roem por dentro: qual é a história que ainda contamos a nós próprios, e que nos mantém pequenos? Que padrão, que os nossos pais nos mostravam, copiamos, para sentir que estamos ainda limitados e presos? Até pode ser que já quebramos muitos padrões, usando o nosso ego para subirmos na vida, enquanto, muito lá por dentro, ainda acreditamos que precisamos de fazer tudo sozinho porque na realidade, ninguém está lá para nós. Sinais do tempo: mudança há de vir quando aceitamos que somos capaz, que o nosso caminho é de libertação.

A ajuda de Plutão

Como esta Lua estarã alinhada com Plutão, haverá mais incentivo ainda para a transformação acontecer. Plutão tem estado a ajudar em pôr a nu os aspectos sombrios dos sistemas que estruturam a nossa sociedade. As estruturas antigas, outrora vistas como fundamentais e de confiança, são postos em causa, já há alguns anos, principalmente desde que começou a interacção entre Capricórnio e Plutão nos finais de 2019. 
Com o alinhamento desta Lua em Capricórnio com Plutão, as circunstâncias são favoráveis para uma revolução de consciência colectiva e individual.
Foto: António Menezes

Assumir a responsabilidade de viver o nosso Ser Autêntico

A evolução da Humanidade continua. Vivemos tempos em que há uma consciência cada vez maior do mal que faz viver com base no conflito. Assistimos ao sofrimento que surge quando crenças e convicções de alguns são impostos a outros, quando o moral de um grupo quer se sobrepor ao moral de outros. A luta entre o Bem e o Mal só gera mais sofrimento, não tem resolvido nada.
A tomada de consciência que está a ter lugar é uma em que percebemos que somos responsáveis pela nossa vida. Somos seres soberanos, dotados de livre-arbitrio. Somos os únicos responsáveis pela nossa liberdade interior, e quando percebemos isso, podemos começar a deixar o conflito que temos com os outros. Os jogos de poder podem cessar. Surge uma consciência que já não se baseia no medo do outro, mas sim na sabedoria que há uma profunda igualdade entre todos.

É uma mensagem que tem vindo a chegar a nós nos últimos anos, com cada vez mais intensidade. Esta Lua Cheia, chega novamente o apelo de deixar cair os padrões que te mantiveram preso, para que possas voltar a viver o teu Ser Autêntico.



Celebração e Meditação da Lua Cheia 

Local: Cromeleque dos Almendres, Guadalupe, Évora
Data: 13 de Julho (quarta feira)
Início: 20h45.


Para a cerimónia no Cromeleque, é costume trazer uma oferenda em agradecimento ao sítio: um pau de incenso, um pouco de água, uma pedrinha, uma flor, ou o que achar adequado para exprimir a gratidão. Participação na cerimónia por donativo.


Comentários

Mensagens populares deste blogue

A imagem de nós nasce do olhar dos outros

Lua Cheia em Capricórnio: encontrar um espaço seguro

Eclipse Lunar em Escorpião: encontrar novas perspectivas