Equinócio da Primavera: Sentir o Acordar


Às 21.24h do dia 20 de Março começará a Primavera. Podemos fazer esta constatação sem estranhar como é um momento tão exacto. Acontece porque é o momento do Equinócio, o momento em que o Sol passará o Equador.  É claro que não é o Sol que circula à volta da Terra, mas visto daqui, é o Sol que passa do Sul para o Norte, dando início ao Outono no Sul, e à Primavera no Norte. "Equinócio" é um termo que deriva do latino e significa: "noite igual". É neste dia que dia e noite tem sensivelmente a mesma duração na Terra toda. *

Noite e Dia em Equilíbrio

Embora podemos experimentar a Luz e a Sombra como estados separados, é na altura do Equinócio que somos lembrados que a luminosidade e a escuridão existem verdadeiramente apenas em relação uma da outra. Na realidade,  o Todo existe somente quando ambas estão presentes. Quando abraçamos esta visão do "oneness" ou "ser inteiro", podemos ver pessoas, eventos, relações e emoções de um ponto de vista novo. Podemos sentir que há uma conexão entre o tudo-que-É.

Precisamos Luz e Sombra para sermos inteiros. Precisamos da nossa força feminina e da força masculina para ter equilíbrio. Precisamos do confronto com a dor para ter o insight que precisamos de procurar o amor. Precisamos da morte para renascer, da noite escura da vida para entrar num novo ciclo. O Yin nasce do Yang, o Yang nasce do Yin...

Carneiro, o início do Zodíaco

Com o Equinócio da Primavera, o Sol entre em Carneiro. É a primeira constelação do Zodíaco, a cintura de 12 constelações localizados no caminho do Sol pelo firmamento. Nos primeiros tempos de observação dos astros, era esta localização que dava um significado especial às constelações. E Carneiro era a mais significativa de todos - na era em que as constelações receberam o seu nome, o Sol nascia entre os astros de Carneiro no primeiro dia da Primavera (no hemisfério Norte). Era um período feliz, quando a Terra acordava da sua hibernação. Por isso, muitos dos povos antigos celebravam o início de um novo ano no início da Primavera.

Associa-se o signo de Carneiro com energia, juventude. É um signo de renascimento, que tem a força necessária de liderar e de manifestar os seus desejos.

Sendo o primeiro signo do Zodiaco, simboliza igualmente o início da viagem da Alma na Terra. Carneiro tem como missão identificar a identidade. O Ego do Carneiro pode ser tão absorvido com as suas necessidades de experiências que não tem tempo (ou não o faz) para mergulhar para dentro e identificar se como ser espiritual a viver uma experiencia humana!



O Fogo como força vital

Carneiro é um signo de fogo, o primeiro dos três (Leão e Sagitário são os outros). É um elemento associado à força da Luz (masculino) que ilumina e expele a escuridão. A Luz da nossa Alma que defina o nosso caminho! Mas fogo não é só iluminação, também queima e destrói, quando encontra a sua expressão na ira, no ressentimento, na vingança. Fogo pode consumir-nos e destruir-nos.

Bem equilibrado, o fogo é a força instintiva na barriga que nos dá energia para viver uma vida plena, produtiva, activa. Queimando o passado, o Fogo pode transforma a energia para uma vida com significado e direcção. O Equilíbrio existirá, se a Luz intuitiva da mente consciente se junta ao instinto que encontramos no plexo solar. 

O Equinócio é por isso um momento de reflexão sobre o caminho que queremos trilhar neste mundo, nesta vida.  É um momento para pensar na nossa identidade. Quem Sou? O que é o desejo da minha Alma, do meu Coração? 

Quem és tu, o que desejas criar?

A promessa de um novo ciclo está no ar, percebe-se que a natureza se está a preparar. E estes últimos dias são como uma pausa, um último expirar antes da inspiração que vai trazer a energia da renovação. Passámos por um período em que o caos aumentou. Valores tido como certos estão a ruir, a incerteza faz agora parte do dia a dia. Caos em si é uma força vital, um tempo de regeneração criativa. É do caos que abre espaço para vida nova, novas formas, novos padrões. Talvez não seja altura ainda para visualizar e definir o que queremos criar no novo ciclo. Talvez seja antes a altura de sentir que valores desejamos criar a partir do caos. Talvez o mundo precisa que sejamos generosos e gentis. Deixamos acordar em nós o que mais valorizamos, para que possam ser estes valores que determinam aquilo que nascerá do caos. 



Saudação ao nascer do Sol da Primavera
dia 21 de Março no Cromeleque dos Almendres, em Guadalupe (Évora), às 06.15h

Para a cerimónia no Cromeleque, é costume trazer uma oferenda em agradecimento ao sítio: um pau de incenso, um pouco de água, uma pedrinha, uma flor, ou o que achar adequada para exprimir a gratidão.
A participação na cerimónia é por donativo.
Estão todos bem-vindos!


* O dia e a noite não têm exactamente a mesma duração no dia do Equinócio. Têm sim, no dia do Equilux, que aqui em Évora será no dia 17 de Março

Comentários

Mensagens populares deste blogue

Lua Cheia em Capricórnio: encontrar um espaço seguro

Eclipse Lunar em Escorpião: encontrar novas perspectivas

A primeira Super Lua de Agosto