Feliz Natal
O Solstício marcou o dia mais curto e a noite mais longa, e a partir daí os dias começam a crescer. O ciclo do Sol terá inicio novamente. Para o ser humano, tão desejoso de conhecer o significado da vida, o dia marca também o encontro entre a força masculina do sol e a força feminina da terra - diz-se que a terra fica grávida da primavera que nascerá daqui a três meses.
O renascer da Luz também é tema da festa de Natal. Juntamos a família ou marcamos encontros com amigos. Desejamos uns aos outros um Feliz Natal, paz na terra, tudo de bom para o ano que vem. Por muito hipócrita nos possa parecer a época de Natal num mundo de consumismo e individualismo, continua a ser uma oportunidade de nos conectarmos.
É nesta altura que queremos mostrar que preocupamos uns com os outros. Damos presentes, alimentamos os que têm fome, acarinhamos os doentes e os que estão sós. Voltamos a ter alguma fé que afinal há bondade no ser humano. Foi por nos lembrar da luz que há em cada um de nós, que nasceu Jesus...
Os dias frios e escuros convidem a ficar em casa, junto ao lume, a reflectir sobre a roda da vida. Na terra há pouco mais para fazer do que podar e limpar. As colheitas do verão e do outono estão armazenados para servir de sustento na época em que a natureza dorme. Olhando para o ano que passou meditamos sobre a colheita do ano: os momentos de partilha com amigos e família; momentos de felicidade e plenitude; projectos que correram bem ou avanços que conseguimos. A colheita do ano terá igualmente aspectos menos conseguidos. Talvez houve relacionamentos que chegaram ao fim, ou projectos que levaram a nada.
No ciclo anual das estações, que começa na Primavera, o Inverno está associado à direcção Norte e à passagem pela noite escura da Alma. Descemos em nós para ver os medos, as dúvidas, a mágoa. É altura de assumir a responsabilidade sobre os nossos actos e aceitar as consequências do nosso comportamento. A aceitação levará a um novo patamar de sabedoria - um entendimento mais profundo de quem somos, com todas as forças e fraquezas que mostrámos ter.
A passagem pela noite escura é algo que acontece dentro de nós, no mais íntimo do nosso ser. E descobrimos que o caminho da alma é um caminho solitário.
É precisamente o encontro com essa solidão que nos ensina, que nos dá sabedoria. Podemos descobrir que precisamos uns dos outros; mas também que somos todos iguais. Essa mesma solidão do nosso caminho, a solidão que partilhamos, tem o poder de abrir o coração para a compaixão. Caminhamos lado a lado - cada um dá as suas voltas, mas passamos todos pelos ciclos todos.
Numa época em que a Terra passa por extremismos e a violência está no virar da esquina, precisamos desta compaixão, deste entendimento que no fundo, somos todos iguais. É no abrir do coração para a compaixão que a Luz nasce - e é através de cada um de nós que a Luz possa brilhar na Terra.
Desejo a todos um feliz Natal. Que o ano que se avizinha possa ser um ano de gentileza, alegria, amizade, que todos possam sentir a paz e a luz da sua verdadeira natureza.
Comentários
Enviar um comentário