Alinhar os chakras, libertar as memórias


Há um exercício ao qual gosto de voltar, pelo menos uma vez por semana. É o alinhamento de chakras. Alinhar os chakras estabelece uma conexão forte entre o corpo e a mente; ajuda a enraizar e conectar com o aqui-e-agora; ajuda a libertar energias bloqueadas; harmoniza, integra e pacifica todo o nosso ser. Ou seja, é um contributo importante para o nosso bem estar físico e emocional. 

O sistema

Os chakras fazem parte do sistema energético integrado do corpo. Cada chakra ("roda" em sanscrito) é como uma roda que vibra com energia vital.  São pontos energéticos que correspondem a nódulos importantes no sistema nervoso, ligados também aos órgãos vitais. Existem muitas destas "rodas energéticas" no nosso corpo, mas podemos dizer que há sete chakras principais. 

Cada chakra contém as crenças, emoções e memórias relacionadas a áreas específicas de nossa vida. Os chakras inferiores estão relacionados a questões terrenas, como sobrevivência, sexo e poder. Os três chakras superiores estão relacionados à consciência superior, à verdade, à intuição e ao propósito da vida. No meio, o chakra do coração une os dois mundos com empatia, amor e compaixão.

Ao fazer uma meditação de alinhamento, temos acesso a estas áreas próprias para cada chakra. Podemos perceber se estamos equilibrados - ou não. Podemos observar que tipo de crenças e pensamentos causam o desequilibro. Conhecendo as causas, podemos curar o desequilíbrio com o antídoto universal: a auto-compaixão. 

As emoções 

O alinhamento dos chakras vai nos confrontar com as emoções que ficaram acumuladas ao longo do tempo. Quando sentimos bloqueios, ou mal-estar (medo ou insegurança, arrependimento ou ira, etc), a mente pode ter a tendência de se focar na emoção. A nossa mente procura uma solução, não quer sofrer! Mas se deixamos a mente em piloto automático, ela vai buscar hábitos e padrões que resultaram no passado.  Voltamos por assim dizer ao passado e a ligação com o momento é quebrada - emoção pode ficar como isolada no corpo, alimentando-se a si mesmo e cada vez mais difícil de aproximar ou dissolver. 
Na meditação dos chakras, a energia começa a fluir novamente e somos lembrados que a vida, se a deixamos acontecer no aqui e agora, é ela própria mudança. Como o sistema é integrado, fazendo fluir a energia vital pelo corpo todo, vamos tendo uma visão sobre como também as emoções são fluidas e interconectadas - e susceptível de mudança!

Viver no momento para poder conectar com a vida

É importante aceitar que somos um ser humano, que através do contacto com o exterior e com o outro, cultiva emoções. É o que acontece. Nesta aceitação podemos começar a sentir o que é que o corpo e a memória precisam para soltar o bloqueio que se formou. 
Pode ser que basta uma respiração tranquila e relaxamento. Pode ser que precisamos de ouvir palavras de carinho. Ou que precisamos um lugar seguro, um colo para descansar.
Seja o que for, na meditação podemos oferecer isto tudo a nós próprios. Podemos ser gentil e paciente, respirando tranquilamente e permitindo que a energia universal, a energia que dá vida, nos alimenta e harmoniza. Não é preciso mais nada do que permitir e deixar acontecer. 

Se deixarmos a mente em piloto automático, ela vai se protegendo contra tudo o que nos magoou no passado. Paulatinamente fecha-se, para se defender contra a energia vindo de fora. Podemos dizer que perdemos contacto com a vida! 
O alinhamento dos chakras permite que abrimos novamente para a vida. Trabalhando gradualmente, um chakra de cada vez, vamos poder baixar as guardas e derrubar os muros que fomos erguendo no passado.

 

Comentários

Mensagens populares deste blogue

A imagem de nós nasce do olhar dos outros

Lua Cheia em Capricórnio: encontrar um espaço seguro

Eclipse Lunar em Escorpião: encontrar novas perspectivas