Plutão entra em Aquário para mexer com os alicerces

Os tempos que vivemos são tempos difíceis - de um dia para outro podemos acordar e ver que nada é como esperávamos que fosse. Parece que há para a humanidade um ciclo karmico que encontre o seu desfecho. Já vivemos alguns anos em que revelações e mudanças se seguiram umas às outras. Se tivesse que caracterizar o período em poucas palavras, diria que estamos a assistir à desconstrução de crenças e ideais acerca de sistemas de poder.

O mundo percebeu-se do cenário de desconstrução em 2008, quando os sistemas financeiros globais começaram a ruir. Foi o ano em que Plutão começou o seu trânsito por Capricórnio. Plutão leva 248 anos para completar a sua volta ao Sol. É um orbito elíptico, em que os períodos passados em cada signo, são variáveis. Por exemplo, enquanto fica em Touro durante 34 anos, a passagem por Escorpião dura apenas 13 anos.  O movimento lento de Plutão marca gerações e até podemos dizer que o ciclo de Plutão marca a história da humanidade. 

Desde 2008 temos visto a transformação de princípios e ideais. Estruturas e instituições que por séculos garantiram a estabilidade da nossa civilização , estão a ser dissecadas. A corrupção do poder tornou-se visível, como também se tornou visível o que ficou oprimido e silenciado no sistema de usos, tradições, leis e regulamentos.  Sistemas de manipulação, controlo e abuso de poder ficaram expostos. A passagem de Plutão por Capricórnio mexeu com tudo que considerámos certo e imutável, mexeu com as alicerces da nossa sociedade. 

No próximo mês, a 23 de Março 2023, Plutão vai entrar no signo de Aquário. Historicamente, neste trânsito aconteceram as grandes transformações de mentalidades. A última vez que Plutão estava em Aquário foi de 1778 a 1798. Neste período aconteceu a Revolução Francesa, que trouxe à luz os conceitos de Liberdade, Fraternidade e Igualdade como ideais para a humanidade. Foi também o período em que começou o movimento que levou à abolição da escravatura. A Declaração da Independência introduziu as noções base da democracia moderna. Foi um período de conquista de novos valores, outra maneira de olhar para a organização social.

A energia de Aquário

Agora estamos novamente na beira de um período de transformação profunda. Em Aquário vamos sentir despertar, libertação, aceleração de processos. Vamos poder ficar mais consciente do efeito de padrões tradicionais de pensamento e julgamento. Vamos poder entender melhor o processo criativo mental, que acaba por dar forma à realidade. 

Aquário tem a reputação de se sacrificar para o bem de todos, mas no seu lado sombra traz o desejo de exercer controlo através de uma ideologia inflexível e fundamentalista. Plutão, planeta de morte e renascimento, vai trazer este lado sombra para a luz, para que podemos libertar hábitos que travam a evolução.

Todas as transformações começam com desconstrução daquilo que existia - uma fase que podemos experimentar como se fosse a morte de tudo que nos deu estabilidade e segurança, de tudo que nos deu a sensação que era possível controlar a vida e o destino. Esta desconstrução é fundamental para algo de novo poder nascer. 

Vamos ver a transformação ao nível colectivo, mas é obvio que vamos sentir a influência deste trânsito também ao nível individual. A transformação terá lugar e não faz diferença se queremos ou não queremos, se fazemos voluntariamente ou não. Mas podemos fazer algo para que a transformação não se torna uma revolução violenta ou um conflito interior prolongado. Podemos tirar partida da energia de Aquário que favorece a compreensão e a tomada de consciência. Podemos encarar com atenção e compaixão os aspectos de manipulação, controlo e fanatismo que ainda trazemos dentro de nós. Podemos libertar o trauma que tem-nos mantido em medo e dúvida. 

Em última instância está nas nossas mãos de criar o mundo em que nos desejamos viver. Aquário vai nos dar a energia necessária para aprender a dialogar e incluir a todos quando pensamos sobre a vida. Com coragem de saber o que se passa, usando a nossa inteligência intuitiva e mental, podemos encontrar novo chão. 

Ciclo de encontros de autoconhecimento

Neste ano de 2023,  vou finalmente começar com algo que já há muito queria fazer: uma série de encontros de reflexão e meditação, em que seguimos o Ciclo Solar. A intenção é começar em Março para que a primeira sessão coincidirá com a entrada de Plutão em Aquário.

A ideia por detrás dos encontros é de oferecer um espaço de diálogo e reflexão que nos permite entender a transformação que terá lugar. O que podemos sentir agora como um desmoronar, vai dar lugar a uma nova forma de ser. A transformação é sentida ao nível emocional, energético e espiritual - e tudo isso é reflectido no nosso corpo e na saúde física. Estamos num período em que nos é oferecido uma janela única sobre a multidimensionalidade do ser humano!

As sessões terão lugar em Palmela, o que nos permitirá fazer algumas meditações na praia ou na serra se quisermos. Caso haja interesse suficiente, há a possibilidade de formar um grupo em Évora. 

Clique aqui para mais informação sobre o ciclo de encontros

Artigos com informação mais profunda sobre Plutão em Aquário: Rose Marcus ou  Shawn Nygaard 



Comentários

Mensagens populares deste blogue

A imagem de nós nasce do olhar dos outros

Lua Cheia em Capricórnio: encontrar um espaço seguro

A primeira Super Lua de Agosto