Lua Cheia de Junho: o Arqueiro lança a sua flecha


A noite de 3 para 4 de Junho será noite de Lua Cheia. Com o Sol em Gémeos, a Lua aparecerá em Sagitário. É a terceira Lua Cheia do ano solar - a primeira acontece no período da Páscoa; a segunda marca a festa de Wesak, e a terceira Lua Cheia acontece perto da festa cristã de Pentecostes, que este ano foi no domingo passado, 28 de Maio. 

Pentecostes é a festa que comemora o dia em que o Espírito Santo desceu sobre os Apóstolos. O que chamamos Espírito Santo é na realidade um dos padrões energéticos principais do Universo. É a força que desce do Vazio-que-Tudo-Contém (também conhecido como Deus Pai) para que este se manifesta aqui na Terra, no ser humano.

Espírito Santo é o Sopro da Vida. É a Respiração, que nos lembra do movimento da nossa Alma. Nascemos da Fonte, para poder experimentar e exprimir, através da nossa existência humana, o seu Amor e a sua Compaixão. E quando realizamos a nossa verdadeira identidade, quando expandimos até realizar a nossa potência, voltaremos a unir-nos com a Fonte.

Nestes dias, quando o Sol passa pelo signo de Gémeos, a energia convida-nos a entender a dualidade que existe dentro de nos. Lidamos com o Ego (ou Eu Inferior) e com a Alma (ou Eu Superior). 
Será uma Lua Cheia em que podemos sentir esta dualidade bem presente. Há no ar uma leveza, uma vontade de divertir, sair, explorar, aventurar. Mas também há um corrente mais profundo, que nos pede para ver o que nos move. Será que o estilo de vida que escolhemos, ainda serve as nossas aspirações?

A luz da Lua em Sagitário ajuda a ter mais clareza sobre o alvo ao qual apontamos as flechas. Estamos a aplicar o nosso tempo e energia onde é útil? A direcção que a vida levou, é benéfica e contribui para maior harmonia e felicidade? É o momento certo para ajustar o rumo, porque esta lua estimula a actividade mental. 

A oposição entre Gémeos e Sagitário é um eixo particularmente mental, em que Gémeos representa a "mente inferior" e Sagitário a "mente superior". O Sol em Gémeos estimula o pensamento lógico, enquanto a Lua em Sagitário convida à intuição e o pensamento lateral e abrangente. Sagitário é o signo das vistas longas e largas, de apontar as setas para o horizonte. Sagitário lança a sua flecha à procura de um significado maior, apontando para ideias que ultrapassam o imediato e o curto prazo. Gémeos, por seu lado, é o signo das "vistas curtas", confortável no ambiente mais imediato e próximo.
É preciso atenção para ambos os extremos deste eixo. Negligenciar um dos lados terá um efeito contraproducente. Na altura da Lua Cheia, a energia cósmica convida para um entendimento do equilíbrio entre os dois extremos.

Na luz da Lua em Sagitário haverá espaço para mais optimismo, mais fé, mais paz de espírito. O que podemos sentir brotar em nós será a energia para manifestar os sonhos. É altura de mudança, altura de mostrar aquilo que somos realmente capazes: é altura de seguir as direcções que o coração indica. É altura de pôr o ego de lado, ligar à força da Criação e permitir que a criatividade flui.

Assim, vamos poder sentir uma energia nutritiva, tenro, alegre. Há um convite para passar tempo de qualidade com a nossa Alma, para podermos nutrir aquilo que realmente somos. Aquilo que somos - a nossa verdadeira natureza - não precisa de cura, não precisa de remendos ou correções. Precisa apenas de amar.



Meditação e Cerimónia de Lua Cheia

Sábado, 3 de Junho, 20.15 h 
Cromeleque dos Almendres, Guadalupe, Évora.

Para a cerimónia no Cromeleque, é costume trazer uma oferenda em agradecimento ao sítio: um pau de incenso, um pouco de água, uma pedrinha, uma flor, ou o que achar adequada para exprimir a gratidão.
A participação na cerimónia é por donativo.
Estão todos bem-vindos!

Comentários

Mensagens populares deste blogue

A imagem de nós nasce do olhar dos outros

Lua Cheia em Capricórnio: encontrar um espaço seguro

Eclipse Lunar em Escorpião: encontrar novas perspectivas