Eclipse Lunar em Escorpião: encontrar novas perspectivas


Actualmente estamos no meio de um período de eclipses. Dia 20 de Abril foi o eclipse solar em Carneiro, e no dia 5 de Maio haverá um eclipse lunar em Escorpião.

Escorpião tem o pequeno mas poderoso Plutão como planeta regente. Na mitologia romana, Plutão é o deus do submundo e da riqueza. Na astrologia, Plutão é conhecido como o grande Renovador. Este planeta está associado àquela parte em nós que destrói, com o propósito de renovar. A energia de Plutão está associada aos processos de morte e renascimento, com as nossas feridas, medos e sombras mais profundas. Mas rege também os nossos dons ocultos e verdadeiro poder. Este planeta representa tudo o que andamos a evitar, tudo do qual passamos a vida a fugir. Com esta força e intensidade toda Plutão ensina que só através do confronto e integração de tudo o que somos,  que vamos poder ser mais completos, mais verdadeiros e mais livres.

Plutão é considerado o catalisador da evolução

Quer o acaso que no dia 1 de Maio, Plutão começou o seu período retrógrado. Sempre quando um planeta está retrogrado, há um certo encorajamento para olharmos para dentro e explorar perspectivas diferentes para situações que persistem na nossa vida. São um convite para interrogar as escolhas que fizemos, os hábitos que alimentamos, as crenças que mantemos – interrogações estas que dão um impulso extra ao nosso crescimento pessoal.

Com esta energia activa, os próximos dias podem ser dias de intensa reflexão sobre o ponto a que chegamos no nosso caminho de transformação. Ao nível do colectivo, o questionar de tudo em que acreditámos até agora, é notável. Acreditávamos no progresso, mas foi para o bem de todos os seres? Acreditávamos que era preciso uma certa organização social e económico, mas foi para o bem de todos? A revisão de crenças está em curso. (veja também o post sobre Plutão em Aquário)

O Eclipse Lunar desta Lua Cheia em Escorpião vem reforçar a necessidade de fazermos esta investigação ao nível pessoal também. A energia destes dias é capaz de mexer com emoções profundas, aquelas que guardamos nos confins do coração. Com este mexer, pode ser que algo vem à superfície, revelando a nossa vulnerabilidade. Podemos sentir nos expostos, nus.

Como lidar com a intensidade?

Parece ser importante lembrar que Plutão é o Grande Transformador. O que vem à superfície agora não revele uma dor definitiva: é a dor da transformação, da mudança a ter lugar. Olhando com relativismo, podemos descobrir novos ângulos. A vida é uma sucessão de experiências, que começam e acabam.

O Sol está em Touro, regente do segundo chakra. Por isso, haverá também uma energia de criação no ar. A Criação que começa no momento em que os opostos se encontram. Se tiveres que lidar com vulnerabilidades e dificuldades, lembra que é o lado sombra que se mostra, para ser integrado neste processo de criação! 

Meditação e Cerimónia de Lua Cheia

6a feira, 5 de Maio, às 19.15 h 
Cromeleque dos Almendres, Guadalupe, Évora.

Para a cerimónia no Cromeleque, é costume trazer uma oferenda em agradecimento ao sítio: um pau de incenso, um pouco de água, uma pedrinha, uma flor, ou o que achar adequada para exprimir a gratidão.
A participação na cerimónia é por donativo.
Estão todos bem-vindos!


Comentários

Mensagens populares deste blogue

A imagem de nós nasce do olhar dos outros

Lua Cheia em Capricórnio: encontrar um espaço seguro