Lua Nova em Leão - inicio de uma transformação prolongada e profunda


Hoje é dia de Lua Nova em Leão. Os dias à volta da Lua Nova são dias de semear, de iniciar um novo ciclo. Geralmente, pensamos em ciclos lunares e plantamos a nossa intenção para um período de uma lua. Desta vez, a Lua Nova é o ponto de partida para um ciclo que nos vai levar à Lua Cheia em Leão de fevereiro 2026, quando a Lua estará a 13’ Leão. Um ciclo longo, portanto, que vai favorecer uma transformação profunda e pouco apressado.

Leão, signo extrovertido, é conhecido pela sua tendência de mostrar a sua luz interior aos que o rodeiam. Mas esta lua tem um aspecto um pouco diferente, que pede para olharmos para dentro à procura da luz interior e iluminando pensamentos que possam estar a bloqueiar esta luz.

Uma Lua Nova que pede paciência, portanto. Ainda mais porque logo a seguir, Mercúrio começa a estar retrógrado (em Virgem, o seu regente). Mercúrio tem o dom de nos deixar confusos e com alguma dificuldade de tomar decisões. Para navegar o tempo de Mercúrio retrogrado é importante de procurar ouvir a voz interior, para que as vozes que vêm de fora não nos confundem. Desacelerar, pausar e ouvir vai poder guiar-nos de volta à voz interior que sussurra tranquilamente no plano de fundo.

Mas também a voz interior pode estar confusa e cheia de ecos emocionais: culpa, vergonha, orgulho, arrogância, inveja, medo e traumas antigos. O tempo de Mercúrio retrogrado é por excelência tempo de rever o passado e lembrar de aprendizagens já mais antigas.

Entre passado e futuro

Entretanto, a Luz Nova pede-nos para reiniciar e deixar o passado para trás. Uma dualidade com um pé no futuro enquanto ainda sabemos ter assuntos a resolver do passado. As circunstâncias pedem para termos confiança no processo e entregar-nos ao momento.

Assim, há uma beleza extraordinária na energia desta Lua Nova. É um chamamento para sermos brutalmente honestos na observação daquilo que ainda trazemos connosco – e é um chamamento de nos entregar a uma consciência alargada e superior.  Leão é regente do coração –  ponto de encontro entre Ego e Alma. As vozes  são diferentes: enquanto o Ego nos urge de nos identificar com ideias, ideiais e o corpo. O Ego quer criar segurança de uma identidade a qual se pode agarrar. A Alma pede para entregarmos a uma existência maior, de abrir mão do controlo e confiar na luz que trazemos por dentro.  O Ego mantém-nos amarrado aos ciclos do karma, a Alma oferece-nos liberdade, livre de conceitos, palavras e julgamentos.

Ultrapassar o julgamento

Por altura da Lua Nova, semeamos intenções. Agora é altura de olhar para dentro e ver o que estamos a criar. Começa um ciclo em que não podemos mais fingir que estamos a fazer progresso. Se estivermos a criar uma nova identidade para nos agarramos, ficamos novamente preso ao ciclo do karma. O verdadeiro progresso está para além daquilo que queremos: está na entrega a uma força maior.

Ultrapassar o julgamento pode ser o maior osso para roer. Há situações em que o Ego sente o seu poder ameaçado, explicando o seu mal-estar como sendo culpa do “mal” ou da “negatividade” exterior. Esse julgamento do “certo e errado” é um pensamento preto-e-branco a que o Ego se presta, mantendo-nos presos em atitudes de vítima. A transformação que se inicia nesta Lua Nova, pode levar a um entendimento profundo de como este fenómeno está presente no nosso comportamento. Se formos capazes de nos entregar à energia deste ciclo, desacelerando e tendo paciência, teremos oportunidade de termos empatia connosco e com o nosso processo. Compaixão, entendimento e ternura são a resposta – sempre.

A dança da vida

Como já referi, o período que se inicia é um período de oscilar entre a entrega e o ego. Por um lado, podemos perceber como estamos ainda agarrados a uma ideia de quem somos, de quem devíamos ser; por outro lado estamos em condições de nos entregarmos a um poder superior. É a dança da vida, precisamos dos dois parceiros e precisamos que se respeitam mutuamente.

Tenhamos paciência. Desejo-vos boas meditações.

Comentários

Mensagens populares deste blogue

A imagem de nós nasce do olhar dos outros

Lua Cheia em Aquário: o Despertar e a Mudança