Lua Cheia em Aquário: o Despertar e a Mudança



Na segunda feira 19 de Agosto vamos assistir a uma Lua Cheia que nos vai parecer maior do que habitualmente. Será uma “Super-Lua”, em Leão.

O período desta Lua Cheia é visto como dos períodos mais importantes deste ano, ao nível astrológico obviamente. Dias de sentir a vontade de expandir, provocar uma mudança; dias em que sentimos que há um “flow” na nossa vida que não sabemos onde nos vai levar.

O eixo Leão - Aquário

O Sol continua em Leão, e esta Lua Cheia vai activar a oposição com Aquário. Como em todas as Luas Cheias, somos convidados para olhar a maneira em que lidamos com a oposição de duas forças. Neste caso, a polaridade Leão vs. Aquário: a manifestação da nossa individualidade vs. a nossa integração na comunidade. Enquanto atravessamos o signo de Leão recebemos um estímulo para uma expressão criativa da nossa individualidade. Há uma energia do “eu” que procura a auto-realização e a força imutável do amor incondicional.

Se essa força não for contextualizada, pode tornar-se egocêntrico. A Lua Cheia em Aquário dá-nos a oportunidade de olharmos com um olhar distante, de uma perspectiva mais elevada. Uma perspectiva que dá para avaliar se estamos demasiado focados na nossa experiência pessoal – podemos estar a perder contacto com o que está a acontecer à nossa volta, com as questões colectivas. Aquário lembra Leão que a vida é construída nesta dualidade entre a individualidade e a ligação com a comunidade.

Um portal de clareza

Há ainda um posicionamento interessante de Mercúrio e de Urano. Mercúrio, o mensageiro, está retrógrado em Leão, junto ao Sol e oposto à Lua. Podemos pensar neste um momento como se o chakra do coração (Sol) e da garganta (Mercúrio) se unissem em harmonia. Se isso acontecer, é como um portal que deixa entrar uma tal clareza que a vida pode mudar de rumo.

Urano, o regente natural de Aquário, estará a 90º do eixo Sol-Lua. Urano é a força que nos acorda, que chama a atenção que a vida é mudança. Assim vai poder aumentar a insegurança que podemos estar a sentir: o que vai mudar? Para onde vou a seguir? Há alguma surpresa nisso, uma energia forte e volátil. Urano vai sacudir-nos, alertar que há algo que necessita de mudança.

O tema desta Lua é particularmente importante nos tempos em que vivemos, tempos de polaridade extrema e de pensamento de preto e branco. A cultura em que vivemos é de individualismo, mas ansiamos por poder sentir pertença – a uma família, um grupo, uma pátria, uma corrente ideológica. É esta pertença que nos oferece a identificação, uma imagem de quem nos somos. É no contacto com o Outro que sentimos a nossa Humanidade – mas ao mesmo tempo, é o Outro que nos limita na liberdade de sermos nós. Em Outubro vamos dedicar um retiro de meditação a este tema.

Será uma Lua Cheia luminosa, e espero que para todos seja igualmente iluminadora.

O Cromeleque ainda não está totalmente aberta para o público. No entanto, podemos ver a Lua nascer e fazer a nossa meditação junto ao recinto. Se quiseres participar, junta-te a nós, às 20.15h , no Cromeleque dos Almendres, em Guadalupe, Évora.


Comentários

Mensagens populares deste blogue

A imagem de nós nasce do olhar dos outros

Lua Nova em Leão - inicio de uma transformação prolongada e profunda