O Portal do Leão - o Portal da Criatividade

Vivemos numa época de transformação. É um chavão há muito repetido, que ouvimos  desde a década de 60 do século passado. Podemos facilmente desanimar e pensar que este novo mundo tarde a chegar: a Humanidade não tem dado sinais de caminhar para um futuro mais luminoso. Os conceitos da fraternidade, da cooperação, da igualdade e da liberdade estão a ficar para trás, mesmo nos países com tradição democrática e de pensamento livre. 

A transformação de que fala a ideia da Era do Aquário não acontece de um dia para outro, ou de um ano para outro sequer. É um processo de mudança de mentalidades que precisa de múltiplas gerações para se enraizar culturalmente.

Entretanto, a energia da Terra tem mudado, sem dúvida. E nós, seres humanos, mudámos com ela. Estamos mais conscientes que temos que enfrentar as consequências do nosso comportamento e das nossas escolhas. Também sabemos que somos nós a criar o nosso próprio futuro. Mas pode muito bem ser que estamos a fazer planos para um futuro que não serve os seres em que nos tornámos! Se seguimos padrões que representam a nossa verdade de há 10 anos, estamos continuamente a re-criar o passado. Assim a transformação pela qual ansiamos, não chegará. Estamos aproveitar a oportunidade que temos para criar a mudança?

O Portal do Leão

A solução para este dilema é nos apontada pela energia do Leão.
Diz-se que no dia 25 de Julho o Portal do Leão abriu (quando Sirius está alinhado com o Sol), e que estará aberto até o dia 12 de Agosto. A energia do Leão está neste período no seu auge, reforçando as características leoninas.  Dia 8 de Agosto é o ponto alto deste período, celebrado como o dia do Portal do Leão. 

Podemos pensar que a celebração do Portal do Leão é algo "New Age". No entanto o período do Portal do Leão é celebrado há milhares de anos. Muitas culturas antigas consideraram o nascer e o alinhar de Sírius com o Sol um acontecimento espiritual importante. A tribo Dogon em África, os Sumérios, o antigo Egipto - todos seguiram a viagem de Sírios pelo firmamento. 
Sírius é a estrela mais brilhante no céu depois do nosso sol. É considerado o "Sol Espiritual", a estrela que ilumina o espírito e a busca da mente superior. 

O nosso Sol ilumina a existência física. É na experiência do nosso corpo, na presença física, que nasce a ideia que estamos separados. Podemos ser levados a pensar que vivemos uma vida verdadeiramente individual - e limitada. 
Sírius, por seu lado, é o Sol espiritual que ilumina a verdade da alma intemporal. No dia 8-8 chega uma energia mística, carregado de força criativa. Estando o Sol no signo do Leão, a energia  vem com todo o simbolismo do Leão: coragem, poder, confiança - e o orgulho de sermos criadores da nossa realidade. 

Leão tem a capacidade de trazer-nos até ao presente momento. A energia do Leão puxa pela criatividade, a expressão e a paixão. Assim é uma energia que nos convide a "curtir" a beleza do processo criativo , sem focarmos nos resultados, sem estabelecer metas ou objectivos para além da alegria de poder exprimir o que vive em nós. 

É claro que a doctrina da sociedade em que vivemos é de pensar em termos de produtividade. Há uma certa obsessão com resultados, notas, metas, quotas. Mas Leão diz nos que o nosso caminho é um processo de criação contínuo, para ser vivido de momento a momento.
E como cada processo de criação, é no proprio processo que está a arte: não é de antemão que podemos saber qual será o resultado. É confiando nas nossas capacidades, observando o processo, ajustando no momento em que sentimos que desviamos da harmonia, que criamos a obra da vida.

Leão ensina-nos a pôr o Ego de lado

Um aspecto interessante da energia do Leão (e dos mais bonitos) é a sua capacidade de se colocar para além da auto-consciência. Ou seja, Leão é capaz de se libertar da ideia que as opiniões ou julgamentos dos outros fazem alguma diferença em temas que são assuntos pessoais. Leão sabe que és tu que tens que viver a tua vida da tua maneira. 
Leão tem noção do prazer que é poder sentir a vida, sentir que existimos (como seres duais, vivemos na ilusão que estamos separados da natureza envolvente). Ao mesmo tempo somos avisados que a ideia não é de todo que esta auto-consciência se torna a nossa identidade. 
Muitas vezes olhamos para outros, ou para regras estabelecidas por outros, para verificar se estamos a fazer "a coisa certa de maneira certa". Como consequência internalizamos normas e valores alheios que acabam por limitar a nossa expressão. Leão pede para colocarmos os pés na terra e ter mais confiança em nós.  

Quando estamos a criar sem auto-consciência, estamos a funcionar como canais: o Ego não se impõe e a energia universal tem todo o espaço para fluir através de nós para a Terra. Podemos ver isso como uma canalização: disponibilizamos a força da nossa mente, da nossa voz, do nosso corpo e do nosso coração que começam a estar ao serviço da Consciência Superior.
Tornámos veículos para o Divino. Ao entregar-nos ao processo de criação, sem auto-consciência, sem preocupação se o resultado será certo ou errado, querer manipular o resultado, o Universo começa a criar-se através de nós.

Criar o futuro Aqui e Agora

Só será preciso conectar com o nosso centro, o nosso coração. Este órgão, regido pelo Leão, dirá o que deseja criar. Quais são os valores que te motivam, que te guiam? Ao conectar com o nosso coração, podemos ser guiados para a área em que somos chamados para dar o nosso contributo. Aqui e agora. 





Comentários

Mensagens populares deste blogue

A imagem de nós nasce do olhar dos outros

Lua Cheia em Capricórnio: encontrar um espaço seguro

Eclipse Lunar em Escorpião: encontrar novas perspectivas