Equinócio do Outono: no limiar entre o que foi e o que ainda não é

 


Esta sexta feira, dia 23 de Setembro, é dia do Equinócio. O caminho da Terra à volta do Sol chegará ao ponto, em que o Sol estará alinhado com o Equador, a linha no meio entre os pólos da Terra. O hemisfério Norte recebe no dia do Equinócio a mesma quantidade de luz que o Sul; dia e noite têm a mesma duração.

A partir do Equinócio do Outono, o Sol estará mais perto do pólo Sul da Terra. No hemisfério Norte, as noites aumentam e os dias ficam mais curtos. Tudo na vida se vira mais para dentro. Avançamos do Verão - altura de expansão, crescimento, acção, da energia masculina "Yang" - para o território de dentro. Viramos para "Yin" - a energia feminina, intuitiva, receptiva, criativa. A viagem para dentro vai culminar no Solstício do Inverno e chegar a fim no Equinócio da Primavera, quando a energia vira novamente, desta vez de dentro para fora...

O Equinócio de Outono é tradicionalmente uma festa de gratidão para o que a Terra ofereceu. As colheitas estão nos armazéns, as reservas para o Inverno estão a ser preparadas.

A altura convida para entrar no fluxo da gratidão! Como aprendemos com  Masaru Emoto, o sentimento de amor e gratidão é a energia com mais força de harmonização. O Equinócio é por excelência uma altura de procurar equilibrio, harmonia. Um momento para ser grato por todas as experiências do ano, tudo que recebemos...

Ma'at e Thoth
O Equinócio também é o dia em que o Sol entre no signo de Balança (Libra). Na simbologia, que tem a sua origem na mitologia romana, Libra é a balança de pratos, que é segurada na mão de Astraea, a deusa da justiça. Ela é igualmente a deusa do equilíbrio e da Verdade. No antigo Egipto, a deusa da balança é Ma'at. Ela é representada não só pela balança, mas também pelo signo =  e é a consorte de Thoth, deus do equilíbrio, árbitro no conflicto entre o bem e o mal, o deus que pesa a alma na passagem pela morte.

Muito significativamente, a entrada no signo de Balança coincida com o Equinócio, quando dia e noite estão em equilíbrio. É a altura indicada para reflectir sobre o passado e o futuro. Sem mudanças no nosso interior, o nosso passado será o nosso futuro.

Estamos no limiar entre o que foi e o que ainda não é,  olhando para trás para tudo que já conseguimos, e olhando para frente, para o que gostaríamos de conseguir. Durante a transição do Verão para o Outono, um forte fluxo energético de mudança assiste para poder pôr em movimento o nosso próprio futuro.A roda da vida continua a girar...


Para os Nativos Americanos, o Equinócio marca na roda da Medicina, a viragem para a direcção Oeste. Em breve o Inverno virá, uma época de escuridão, morte e preparação para a renovação. Na roda da Medicina, somos lembrados que pertencemos a esse grande conjunto, a Terra Mãe. Fazendo parte integrante deste conjunto, todas as nossas decisões tem um impacto nos outros, e nas gerações futuras. Estando no Oeste, é nos pedido que colhemos, não só para nós, mas para muitos e para os que hão-de nascer. Podemos olhar para a colheita das nossas experiências e aprendizagens. Podemos agora optar para juntar a nossa sabedoria, talentos e recursos e por tudo ao serviço da Terra, para deixar um sítio melhor do que encontrámos.
Virando para Oeste, podemos pausar um momento para agradecer os que vieram antes de nós, para agradecer a Terra - e tirar algum tempo para retribuir com as nossas intenções e acções o que já foi feito para nós.

Dia 21 de Setembro é o Dia Internacional da Paz. Fica aqui o convite para libertar um momento durante este dia para se dedicar à meditar ou oração, para a Paz neste mundo maravilhoso, Paz para as gerações vindouras, Paz em todas as nossas relações com os outros. Que a Paz possa prevalecer na Terra!


Saudação ao Sol Nascente do Equinócio do Outono,
sexta feira, 23 de Setembro, às 07.00h 
Cromeleque dos Almendres, Guadalupe, Évora
Para a cerimónia no Cromeleque, é costume trazer uma oferenda em agradecimento ao sítio: um pau de incenso, um pouco de água, uma pedrinha, uma flor, ou o que achar adequada para exprimir a gratidão.
A participação na cerimónia é por donativo.
Estão todos bem-vindos! 

Comentários

Mensagens populares deste blogue

A imagem de nós nasce do olhar dos outros

Lua Cheia em Capricórnio: encontrar um espaço seguro

Eclipse Lunar em Escorpião: encontrar novas perspectivas