Mensagens

A mostrar mensagens de maio, 2026

Lua Cheia em Sagitário: Já sabes onde vais, agora é altura de escolher

Imagem
Lua Cheia a nascer na Serra da Gardunha Estamos sempre a procura de algo. Parece que é a nossa maior necessidade, como se fosso o motor da nossa vida. Ter um objectivo, um propósito, uma missão ou uma filosofia que dá sentido à vida, faz nos sentir seguro, confiante. Dá nos a ideia que estamos em controlo, que temos as rédeas da vida na nossa mão. A energia de Sagitário traz as grandes questões: para onde estou direccionado? Em que acredito, o que faz sentido? É o signo que faz nos querer ver o panorama geral, para além dos pormenores do dia-a-dia. Sagitário aponta as suas setas para longe, para uma visão maior. Quer compreender, investigar, entender. No seu optimismo, Sagitário pode ser um pouco demasiado optimista. O signo tem tendência a ultrapassar limites. Pode prometer demais, olhar demasiado para o futuro, não enraizar o suficiente. No entanto, há também valor nisso: a convicção de que tudo pode ser melhor, de que há mais vida para além do dia de hoje.   Interrogações fundam...

Voltar ao amor à Vida

Imagem
Dizemos: a Natureza é a nossa mãe. Nascemos dela. O corpo dela, a Terra, acolhe, alimenta e ensina-nos.  Ela ensina-nos sobre a vida: quando reflectimos sobre a passagem do tempo, lembramos como tudo está sempre em mudança, ciclo após ciclo. Ensina-nos interdependência: quando observamos os animais no seu ambiente natural, comentamos de passagem como tudo está ligado, como todos os seres estão dependentes de outros, entendemos o conceito de ecossistema e habitat.  São lições sobre colaboração, cooperação, convivência - mas também sobre a inevitabilidade da morte. Para uns organismos poderem viver, outros organismos dão a vida.  Ela ensina-nos beleza e paz: quando passeamos no campo, na floresta ou à beira-mar, observamos a beleza que sentimos no corpo sem pressa, no canto dos pássaros, no vento que passa pelas folhas das árvores. Por momentos, deixamo-nos tocar pela harmonia natural de flora, fauna, solos e clima. Mas é como se não tivesse nada a ver connosco, como se...