Retiro de Meditação


RETIRO de MEDITAÇÃO E CAMINHADA

A Arte de Viver: a criatividade como processo espiritual

5-6-7-8 de outubro de 2023 --- Quinta do Ragal, Lavacolhos (Fundão)


Neste retiro vamos explorar as etapas essenciais do processo criativo. A criação é um processo que nos pede para sermos flexíveis e abertos a visões diferentes daquelas que nos são óbvias. Esse processo é, na sua essência, igual para qualquer desafio. O mesmo vale para um escritor que se vê num bloqueio criativo; um gerente que se depara com escolhas nas operações de negócios; pais que não sabem como lidar com o adolescente revoltado; ou alguém que se sente perdido nas suas emoções. Em todas essas situações é preciso mudança. É preciso entrar em contacto com um talento natural, com o qual todo ser humano nasce: a intuição e a criatividade.

Ao percorrer as fases do processo criativo podemos ver como lidamos com um problema; quais as estratégias que usamos para encontrar soluções; como lidamos com o desafio.

O retiro “A Arte de Viver” foi concebido para desbloquear os seus poderes criativos. A criatividade nos permite estar abertos às complexidades da vida e nos tornar engenhosos na busca de respostas para as questões da vida. A criação possibilita o crescimento e o desenvolvimento. A criatividade é necessária para criar o seu caminho de vida de forma que você se sinta livre para ser quem você é, para fazer o que sente que pode e deve fazer e para fazer suas próprias escolhas. A criatividade lhe dá liberdade: você se torna menos dependente das circunstâncias em que se encontra, porque as usa como material para criar mudanças.

Criar sua própria felicidade na vida requer consciência: consciência e aceitação de onde você vem, onde, o que e quem você é agora, para onde você quer ir. Portanto, é essencialmente um processo espiritual.

É por isso que uma parte importante deste workshop é a introspecção e a meditação. Na quietude interior, criamos espaço para que nossa essência emerja. É na meditação que podemos encontrar o apoio interior para aceitar plenamente quem somos e sentir que estamos cheios de Vida. A vida é criação - e na meditação podemos encontrar a crença de que nós mesmos somos os criadores de nossas vidas. A meditação pode ter a forma de uma caminhada, estaremos na Serra da Gardunha, famoso pela sua energia mística e as suas paisagens deslumbrantes.

Esse é o caminho: um processo criativo contínuo. Portanto, outra parte importante deste curso é vivenciar o processo criativo na prática. O que está envolvido? Quão emocional é o processo? Você pode controlar onde isso leva?

 
Como em qualquer processo criativo, a arte está no próprio processo: não podemos saber de antemão qual será o resultado. É confiando nas nossas capacidades, observando o processo e adaptando-nos no momento em que sentimos que nos desviamos da harmonia que criamos o trabalho da nossa vida.

Programa 

Vamos reflectir sobre o processo de criação e investigar sobre os nossos motivos e bloqueios, sobre a força criativa e a intuição. Vamos meditar para poder encontrar o espaço vazio necessário para que algo de novo nasce. E vamos caminhar - caminhadas de 7 a 10 km - porque é na caminhada que a mente pode encontrar novas perspectivas. 

Quando  De 5 a 8 de Outubro de 2023

Onde Na Quinta do Ragal. Situada na Serra da Gardunha, em Lavacolhos (Fundão) a Quinta do Ragal é o local ideal para descansar e meditar na natureza. https://www.quintadoragal.com

A Quinta do Ragal dispõe de dois yurts e duas cabanas, que podem acomodar em total 14 pessoas. Todos os quartos são partilhados. Pode optar por uma cama individual ou uma cama de casal partilhada. Esta última opção apenas está disponível para inscrições conjuntas.


O que está incluído No valor da inscrição está incluído: dormidas e pequenos almoços; o jantar de 5a feira, almoço e jantar de 6a feira e sábado, e o almoço de domingo. As refeições são vegetarianas. 

Opção 1 - dormida em cama individual . 415€
Opção 2 - dormida em cama de casal partilhada . 385€

 ou enviar um mail para cavalo.d.vento@gmail.com

A orientadora

Rietske van Raaij: Sou orientadora de meditação, "soulcoach" (coaching espiritual) e soundhealer com 15 anos de experiência. Faço readings (leituras) e harmonização energética. Oriento retiros, cursos e workshops. Ao lado destas actividades, continuo com a minha outra ocupação profissional, iniciado em 1987, na área de documentário audiovisual (guião, realização e montagem).






Programa do retiro


1º dia – dedicado àquilo que desejas criar.

14.00 – 15.00h chegada.

15.00h : Inicio – Apresentação do programa e dos participantes.

16.00 – 19.00: sessão de reflexão e meditação.

Nesta tarde reflectimos sobre a origem e a história da nossa visão interior, a ideia à partir da qual começamos a criar. Vamos fazer um balanço do ponto de partida, da situação encontrada e do material que existe para criar uma nova situação ou solução. Isso incluí o reconhecimento de um eventual bloqueio ou dificuldade persistente. Vamos trabalhar com a nossa história pessoal, tal e qual como nos lembramos mentalmente, e comparar isso com aquilo que o nosso corpo emocional nos conta.

19.30h : Jantar.
 

2º dia – dedicado ao silêncio

7.00h – 7.30h meditação matinal

8.00h pequeno almoço

9.00h – 12.30h caminhada

13.00h almoço

15.30h – 19.00h Reflexão, meditação, aplicação.

Quando tivermos feito um inventário do que temos em nosso prato e com o que estamos nos deparando, torna-se importante parar.

Geralmente, entramos em modo de solução. Começamos a utilizar a capacidade analítica do cérebro para chegar a uma solução lógica. Esta é uma forma de pensar “linear”, orientada para a solução, procurando uma forma de chegar a uma “situação ideal”. Isso se baseia, portanto, em preconceitos, no desejo de controlar o processo e na ideia de que isso sempre é possível com a lógica.

Parar e esperar é necessário para envolver a outra metade da nossa capacidade cerebral no processo. A outra metade do cérebro é capaz de pensar associativamente, sentir significados maiores e ver conexões maiores. É aí que estão a abstração, a visão geral e o sentimento.

Quando não podemos ver a floresta por causa das árvores, é hora de parar de focar nas árvores – é isso que o lado esquerdo do cérebro faz. Então é hora de dar um passo para trás para ver a floresta novamente - é isso que o hemisfério direito faz.

Então esperamos.

É a fase em que praticamos o “mindfulness”: simplesmente abrindo espaço para que tudo possa ser observado, sem julgamento, sem definir de imediato se um pensamento ou sentimento é útil, bom, incômodo ou hostil. Permanecemos, por assim dizer, ao lado do bloqueio, até que haja espaço para a autocompaixão. Damos espaço para que o coração, a intuição e a criatividade possam emergir. Esta é uma fase complicada, onde precisamos praticar a paciência.



3º dia – dedicado à capacidade de receber o que se apresenta

7.00h – 7.30h meditação matinal

8.00h pequeno almoço

9.00h – 12.30h caminhada

13.00h almoço

15.30h – 19.00h Reflexão, meditação, aplicação.

Uma vez que podemos relaxar e aceitar totalmente o que está acontecendo (intelectual e emocionalmente), podemos obter clareza sobre onde realmente queremos ir. Chega um “momento aha” em que entendemos o que é realmente importante para poder sentir alegria novamente.

Nesta fase realmente sentimos quais são esses valores pelos quais vivemos: Se estás à procura de igualdade, és capaz de te imaginar como é se houver igualdade? Aplicamos técnicas de meditação para fazer aparecer no nosso coração aquele sentimento que buscamos (ou, como diria Platão, vamos fazer o download deste sentimento da consciência universal).

É quando o foco muda de “quais são os meus problemas” para “o que é possível”. É aqui que nossa curiosidade e imaginação infantis entram em jogo. Isso nos permite manter a situação e todo o material com o qual estamos lidando contra nossa intenção e deixar nossa intuição falar. A nossa intuição torna-se a inspiração para as escolhas que fazemos. O caminho da felicidade começa a ser trilhado.

A fase final é a confiança. Entregue-se ao que surgir. Deixe sua criatividade trabalhar e veja no que ela se torna. É importante ficar em “observação” aqui; o que surge diante de nossos olhos, podemos nos opor à nossa intenção sem palavras, sem lógica, sem julgamento e sentir o que isso nos causa: é esta a harmonia que quero criar? E se não – então paramos de novo para olhar, para esperar, para abrir espaço para que toda a nossa capacidade criativa possa dar direção novamente.


19.30h : Jantar.


4º dia – dedicado à entrega ao fluír da criatividade.

7.00h – 7.30h meditação matinal

8.00h pequeno almoço

9.00h – 12.00h caminhada

12.30h almoço

14.30h – 16.00h. Reflexão, meditação, fecho.

Uma nova situação foi criada, o ciclo da criação foi percorrido. Agora saímos, para ir de volta à vida, e deixar que toda a criatividade flui… até surgir novo bloqueio ou dificuldade, e o ciclo se inicia novamente.







Comentários

Mensagens populares deste blogue

Lua Cheia em Capricórnio: encontrar um espaço seguro

Eclipse Lunar em Escorpião: encontrar novas perspectivas

A primeira Super Lua de Agosto